meu dia em oração
Transfiguração do Senhor: É bom estarmos aqui!
Em imagens noturnas, tive esta visão: entre nuvens do céu vinha alguém como um Filho de Homem. Chegou até perto do Ancião e foi levado à sua presença. Foi-lhe dado poder, glória, reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. (Dn 7,9-10.13-14)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta, e as ilhas numerosas ficam alegres! Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu trono. Os montes se derretem como cera diante do Senhor da terra. O céu anuncia a sua justiça, e os povos contemplam a sua glória. Sim, porque tu és, Senhor, o Altíssimo sobre a terra inteira, mais elevado que todos os deuses. (Sl 97,1-2.5-6.9)
1ª Leitura
De fato, não tiramos de fábulas complicadas o que lhes ensinamos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo contrário, falamos porque fomos testemunhas oculares da majestade dele. Pois ele recebeu de Deus Pai a honra e a glória, quando uma voz vinda da sua Glória lhe disse: «Este é o meu Filho amado: nele encontro o meu agrado.» Esta voz veio do céu, e nós próprios a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Por isso, acreditamos com mais firmeza na palavra dos profetas. E vocês fazem bem considerando-a como luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia quando a estrela da manhã brilhar em seus corações. (2Pd 1,16-19)
Evangelho do dia
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: «Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.» Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz.» Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: «Levantem-se, e não tenham medo.» Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: «Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.» (Mt 17,1-9)
Vivendo a Palavra
Cumprida a exigência da ressurreição, Pedro rompe o silêncio imposto por Jesus e lembra em sua carta a voz que ouviu dentro da nuvem: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz.» Pedro deu sua vida pelo Mestre. Que importância nós temos dado em nossa vida à voz do Pai que nos pede para escutar o Filho Amado?
Oração Final
Pai Santo, dá-nos um coração sensível, capaz de perceber tua presença na obra da Criação, nos irmãos do caminho e nos sinais dos tempos que vivemos. Faze-nos agradecidos por tanto carinho, especialmente pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez humano, habitou entre nós fazendo o Bem a todos e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.