meu dia em oração
«Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!»
Em imagens noturnas, tive esta visão: entre nuvens vinha alguém. Chegou até perto do Ancião. Foi-lhe dado poder e glória, e todos os povos o serviram. O seu poder é eterno e o seu reino jamais será destruído. (Dn 7,9-10.13-14)
1ª Leitura
De fato, não tiramos de fábulas complicadas o que lhes ensinamos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo contrário, falamos porque fomos testemunhas oculares da majestade dele. Pois ele recebeu de Deus Pai a honra e a glória, quando uma voz vinda da sua Glória lhe disse: «Este é o meu Filho amado: nele encontro o meu agrado.» Esta voz veio do céu, e nós próprios a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Por isso, acreditamos com mais firmeza na palavra dos profetas. E vocês fazem bem considerando-a como luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia quando a estrela da manhã brilhar em seus corações. (2Pd 1,16-19)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta, e as ilhas ficam alegres! Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu trono. Os montes se derretem como cera diante do Senhor de toda a terra. O céu anuncia a sua justiça, e os povos todos contemplam a sua glória. Sim, porque tu és, Senhor, o Altíssimo sobre a terra inteira, mais elevado que todos os deuses. (Sl 97,1-2.5-6.9)
Evangelho do dia
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!» E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram a recomendação e se perguntavam o que queria dizer «ressuscitar dos mortos». (Mc 9,2-10)
Vivendo a Palavra
Nos breves momentos de êxtase em que os apóstolos escolhidos são presenteados com a visão gloriosa de Jesus, eles estão sendo preparados para a aridez que deveriam enfrentar em seguida: a prisão, o julgamento e a morte do Mestre. Também a nossa vida de fé é uma sucessão de situações de doce consolo e de profunda aflição.
Oração Final
Pai Santo, que os instantes de contemplação da glória de Jesus que nos ofereces fortaleçam nossa fé, para anunciarmos, cheios de alegria e esperança, o teu Reino de Amor já presente em nós. Reino que foi proclamado nesta terra pelo Cristo, teu Filho Unigênito feito nosso Irmão em Jesus de Nazaré, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.