meu dia em oração
Todos repartiam o pão e não havia necessitados entre eles
Quando, logo após a Consagração do pão e do vinho, nós, representados pelo celebrante, pedimos que, ‘participando do Corpo e do Sangue do Cristo sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só Corpo’, estamos pensando numa Igreja-Comunidade parecida com aquela descrita no texto dos Atos dos Apóstolos que ouvimos hoje. Tomemos consciência desse nosso desejo!
1ª Leitura
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles. Com grande poder, os Apóstolos davam testemunho da Ressurreição do Senhor Jesus. E todos eles gozavam de grande aceitação. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos Apóstolos; depois, ele era distribuído a cada um, conforme a sua necessidade. Foi assim que procedeu José, levita nascido em Chipre, apelidado pelos Apóstolos com o nome de Barnabé, que significa «filho da exortação». Ele vendeu o campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos Apóstolos. (At 4,32-37)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei, vestido de majestade, o Senhor está vestido e envolto em Poder: o mundo está firme e jamais tremerá. Teu Trono está firme desde a origem, e desde sempre Tu existes. Teus Testemunhos são firmes de fato, a Santidade é o adorno de tua Casa, por dias sem fim, ó Senhor! (Sl 93,1-2.5)
Evangelho do dia
Jesus continuava falando a Nicodemos: «Não se espante se Eu digo que é preciso vocês nascerem do Alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.» Nicodemos perguntou: «Como é que isso pode acontecer?» Jesus respondeu: «Você é o mestre em Israel e não sabe essas coisas? Eu garanto a você: nós falamos aquilo que sabemos, e damos testemunho daquilo que vimos, mas, apesar disso, vocês não aceitam o nosso Testemunho. Se vocês não acreditam quando Eu falo sobre as coisas da terra, como poderão acreditar quando Eu lhes falar das coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, a não ser Aquele que desceu do Céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a Vida Eterna.» (Jo 3,7b-15)
Vivendo a Palavra
Aproveitemos a calma da noite e acompanhemos Nicodemos para ouvir Jesus: Ele fala sobre a Ação do Espírito Santo, que é sempre novo e tem a liberdade de estar presente onde e quando quer. Nós temos a certeza de que o lugar e o hora da ação do Espírito serão sempre as escolhas mais carinhosas do Pai Misericordioso para o nosso bem.
Oração Final
Pai nosso, que moras nos corações dos teus filhos, ajuda-nos a nos despojar dos muitos e pretensiosos saberes que temos buscado adquirir e guardar ao longo de nossa vida, para reter apenas a essência da Palavra que nos foi trazida pelo teu Filho Unigênito, feito carne em Jesus de Nazaré: o Amor a Ti e aos irmãos. E nos dá força, Pai que tanto amamos, para seguir o Cristo pelos caminhos desta vida.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.