meu dia em oração
Todos nós, batizados, somos discípulos missionários
Criara-se em Tessalônica a forte expectativa da volta imediata do Cristo. O autor da Carta aconselha aos cristãos que se dediquem aos deveres rotineiros, levem vida bem ordenada, trabalhem com as próprias mãos e continuem enfrentando os desafios do dia a dia.
1ª Leitura
Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Irmãos, devemos agradecer sempre a Deus por vocês! É justo que o façamos, pois a fé que vocês têm está crescendo cada vez mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior. Desse modo, podemos gloriar-nos de vocês entre as igrejas de Deus, por causa da firmeza e da fé que vocês mostram em meio a todas as perseguições e tribulações que suportam. Essas provas são o sinal do justo julgamento de Deus: elas existem para que vocês se tornem dignos do Reino de Deus, pelo qual estão sofrendo. Rezamos também para que Deus, com seu poder, os faça realizar todo bem que desejam e dinamize o trabalho da fé que vocês têm. Desse modo, o nome do Senhor Jesus será glorificado em vocês e vocês também serão glorificados nele, conforme a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (2Ts 2,1-5.11b-12)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante! Cantem para Ele, bendigam o seu nome! Proclamem sua vitória dia após dia, anunciem sua glória por entre as nações, suas maravilhas a todos os povos! Porque o Senhor é grande e digno de louvor! Sim, os deuses dos povos são aparência; enquanto o Senhor fez o Céu. (Sl 96,1-5)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus ensinava: «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês. Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’. Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.» (Mt 23,13-22)
Vivendo a Palavra
Jesus não condena pessoas, mas a hipocrisia – seja de quem for. E ressalta a responsabilidade dos que têm a missão de transmitir os fundamentos da fé: eles não são professores, que só ensinam o que ouviram, mas devem ser testemunhas que vivem, com encantamento e gratidão, a experiência do Reino do Pai. Todos nós, batizados, somos discípulos missionários.
Oração Final
Pai Santo, o primeiro anúncio que nós fazemos do teu Reino de Amor é com o nosso jeito de viver. Só o testemunho de vida nos fará mensageiros confiáveis perante os irmãos. Dá-nos, Pai Amado, sabedoria e coragem para seguir nos caminhos desta terra o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.