meu dia em oração
Todo aquele que pede, recebe, e a quem bate, a porta será aberta
Na leitura de ontem, os ninivitas se convertiam diante da pregação de Jonas. Hoje, a rainha Ester reconhece a infidelidade do seu povo e recorre ao perdão do Senhor. Que sejam esses exemplos de reconciliação a diretriz da nossa existência nesta quaresma que agora vivenciamos.
1ª Leitura
Tomada de angústia mortal, a rainha Ester também procurou refúgio no Senhor. Deixou as roupas de luxo, vestiu-se com roupas de miséria e luto. Em lugar de perfumes finos, cobriu a cabeça com cinzas e poeiras. Desfigurou-se completamente e com os cabelos desgrenhados cobriu o corpo, que antes tinha prazer de enfeitar. E suplicou assim ao Senhor, o Deus de Israel: «Meu Senhor, nosso Rei, Tu és o Único! Protege-me, porque estou só e não tenho outro defensor além de Ti, pois vou arriscar a minha vida. Pecamos contra Ti, e nos entregaste aos nossos inimigos, porque adoramos os deuses deles. Tu és justo, Senhor! Juraram abrir os lábios dos pagãos para que louvem seus ídolos vazios e adorem eternamente um rei de carne. Senhor, não entregues teu cetro a deuses que não existem. Que não caçoem de nossa ruína. Volta seus planos contra eles próprios, e que sirva de exemplo o primeiro que nos atacou. Lembra-Te, Senhor, manifesta-Te a nós no dia da nossa tribulação. Quanto a mim, dá-me coragem, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos.» (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)
Salmo ou Hino
Eu Te agradeço, Senhor, de todo o meu coração. Quando eu gritei, Tu me ouviste, e aumentaste a força em minha alma. Os reis da terra Te agradeçam, Senhor, pois eles ouvem as promessas de tua boca. Quando eu caminho entre perigos, Tu me conservas a vida. O Senhor fará tudo por mim. Senhor, o teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos! (Sl 138)
Evangelho do dia
Jesus continuou a ensinar: «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem. Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.» (Mt 7,7-12)
Vivendo a Palavra
No âmago do Sermão da Montanha, encontramos a regra de ouro: «tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles». É uma pérola preciosa que não pode ser atirada aos porcos, mas guardada no coração e praticada na vida, na certeza de que nosso Pai que está no céu só nos dá coisas boas.
Oração Final
Pai Santo, inspira-nos para que batamos na porta certa, peçamos a coisa boa, procuremos o caminho do Reino. E que recebamos, amado Pai, os dons que nos emprestas, sempre na certeza de que Tu, que és misericordioso, bem sabes o que melhor convém para a nossa caminhada de libertação. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.