meu dia em oração
Todo aquele que pede, recebe
Paulo se queixa da resistência dos gálatas à sua mensagem. O povo insistia em seguir a letra da Lei (às vezes contrariando o Espírito), esquecendo-se com facilidade que a Graça viera com o Cristo, Filho Unigênito do Pai feito carne em Jesus de Nazaré, ressuscitado dentre os mortos.
1ª Leitura
Gálatas insensatos! Quem foi que os enfeitiçou? Vocês que tiveram diante dos próprios olhos uma descrição clara de Jesus Cristo crucificado! Respondam-me somente uma coisa: foi por causa da observância da Lei que vocês receberam o Espírito, ou foi porque vocês ouviram a mensagem da fé? Vocês são tão insensatos a ponto de ter começado com o Espírito e agora terminar na carne? Foi em vão que fizeram tantas experiências? Se é que foi em vão! Aquele que dá a vocês o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele o faz por causa da observância da Lei, ou é porque vocês ouviram a mensagem da fé? (Gl 3,1-5)
Salmo ou Hino
Bendito seja o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, conforme tinha anunciado pela boca de seus santos profetas. É a salvação que nos livra de nossos inimigos. Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança. Para conceder-nos que, livres do medo, nós o sirvamos com santidade e justiça em sua presença. (Lc 1,68-75)
Evangelho do dia
Jesus acrescentou: «Se alguém de vocês tivesse um amigo, e fosse procurá-lo à meia-noite, dizendo: ‘Amigo, me empreste três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para oferecer a ele’. Será que lá de dentro o outro responderia: ‘Não me amole! Já tranquei a porta, meus filhos e eu já nos deitamos; não posso me levantar para lhe dar os pães?’ Eu declaro a vocês: mesmo que o outro não se levante para dar os pães porque é um amigo seu, vai levantar-se ao menos por causa da amolação e dar tudo aquilo que o amigo necessita. Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois, todo aquele de que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.» (Lc 11,5-13)
Vivendo a Palavra
Jesus, nosso Mestre, revela que as portas do coração de Deus estão escancaradas para atender nossos pedidos. Mas deixa claro: muito melhor do que nós, que somos limitados, o Pai Misericordioso sabe dar aos filhos o que mais nos convém: as luzes do seu Espírito para vivermos e convivermos com sabedoria.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos reconhecer a presença do teu Espírito em nós e nos dá gratidão, força e coragem para viver sob a sua inspiração. Assim todos nós, filhos teus, nos tornaremos fraternos com os companheiros que colocaste próximos a nós. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.