meu dia em oração
Toda árvore boa produz bons frutos
Na obra de reconstrução do Templo de Jerusalém é encontrado o Livro da Lei, que fora desprezado no reinado anterior. O Rei Josias o reintroduz com pompa e, seguido pelo povo, jura obedecer à Lei e aos Mandamentos do Senhor, que haviam sido esquecidos.
1ª Leitura
O sumo sacerdote Helcias informou ao secretário Safã: «Achei o livro da Lei no Templo de Javé!» Entregou o livro a Safã, que o leu. O secretário Safã foi falar com o rei Josias: «Seus servos juntaram o dinheiro que havia no Templo e o entregaram aos mestres de obras do Templo de Javé». Em seguida, contou ao rei que o sacerdote Helcias lhe havia dado um livro. E Safã leu o livro diante do rei. Ao tomar conhecimento sobre o conteúdo do livro da Lei, o rei rasgou a roupa, e deu esta ordem para o sacerdote Helcias, para Aicam, filho de Safã, para Acobor, filho de Micas, para o secretário Safã e para o ministro Asaías: «Vão consultar Javé por mim e pelo povo, a respeito do conteúdo desse livro que foi encontrado. A ira de Javé deve ser grande contra nós, porque nossos antepassados não obedeceram às palavras desse livro, e não praticaram tudo o que nele está escrito». O rei convocou todos os anciãos de Judá e Jerusalém para uma reunião. Depois subiu para o Templo de Javé com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém: sacerdotes, profetas e todo o povo, adultos e crianças. Leu para eles as palavras do Livro da Aliança encontrado no Templo de Javé. De pé, sobre o estrado, o rei concluiu, diante de Javé, a aliança para seguir a Javé, obedecendo a seus mandamentos, testemunhos e estatutos, com todo o coração e com toda a alma, cumprindo todas as palavras dessa aliança, escritas nesse livro. E todo o povo aderiu à aliança. (2Rs 22,8-13;23,1-3)
Salmo ou Hino
Senhor, mostra-me os teus estatutos, eu quero guardá-los. Ensina-me a cumprir a tua vontade, para observá-la de todo o coração. Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele está o meu prazer. Inclina o meu coração para os teus testemunhos e não para o interesse. Evita que meus olhos vejam o que é inútil; dá-me vida. Eis que eu desejo teus preceitos. (Sl 119,33-37.40)
Evangelho do dia
Jesus disse aos seus discípulos: «Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão.» (Mt 7,15-20)
Vivendo a Palavra
Jesus, o Mestre, nos ensina a avaliar nossa fé e o cumprimento da missão de cristãos pela qualidade dos frutos que produzimos nos nossos ambientes. Somos fonte de paz, de luz, de harmonia e de sincera alegria por nos sabermos amados pelo Pai – ou, trazemos discórdia, tristeza, sombras, cargas pesadas para serem suportadas pelos irmãos?
Oração Final
Pai Santo, que o brilho sedutor das luzes do mundo não nos engane. Ajuda-nos a buscar a alegria verdadeira de nos sentirmos teus filhos muito amados e dispostos a testemunhar aos companheiros de peregrinação o teu cuidado de Pai que também é Mãe de todos nós. Pelo Cristo Jesus, que é teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.