meu dia em oração
“Toda árvore boa produz bons frutos.”
Desde anteontem e pelos próximos dias a leitura será do Livro do Gênesis. Hoje, o início da história de Abrão – que se tornou Abraão, o ‘pai dos crentes’ – tronco comum a três grandes tradições religiosas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Salmo ou Hino
Celebrem ao Senhor, anunciem as suas façanhas! Gloriem-se do seu nome santo, alegre-se o coração dos que O buscam! Descendência de Abraão, filhos de Jacó! O nosso Deus é o Senhor, ele governa a terra inteira. Ele lembra para sempre sua aliança, palavra empenhada por mil gerações. Aliança que selou com Abraão, juramento feito a Isaac. (Sl 105,1-4.6-9)
1ª Leitura
Depois desses acontecimentos, Javé dirigiu a palavra a Abrão, através de uma visão: «Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo, e sua recompensa será muito grande». Abrão respondeu: «Senhor Javé, o que me darás? Continuo sem filho, e Eliezer de Damasco será o herdeiro da minha casa!» E acrescentou: «Como não me deste descendência, um dos servos de minha casa é que será o meu herdeiro!» Então Javé dirigiu esta palavra a Abrão: «O seu herdeiro não será esse, mas alguém que sair do sangue de você». Depois Javé conduziu Abrão para fora, e disse: «Erga os olhos ao céu e conte as estrelas, se puder». E acrescentou: «Assim será a sua descendência». Abrão acreditou em Javé, e isso lhe foi creditado como justiça. Javé disse a Abrão: «Eu sou Javé, que fez você sair de Ur dos caldeus, para lhe dar esta terra como herança». Abrão respondeu: «Senhor Javé, como vou saber que irei possuí-la?» Javé lhe disse: «Traga-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e uma pombinha». Abrão levou a Javé todos esses animais, partiu-os pelo meio e colocou cada metade na frente da outra. As aves de rapina desciam sobre os cadáveres e Abrão as enxotava. Quando o sol ia se pondo, um torpor caiu sobre Abrão, e ele sentiu muito medo. Quando o sol se pôs e veio a noite, uma labareda fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os animais divididos. Nesse dia, Javé estabeleceu uma aliança com Abrão nestes termos: «À sua descendência eu darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates.» (Gn 15,1-12.17-18)
Evangelho do dia
Jesus continuou a ensinar: «Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão.» (Mt 7,15-20)
Vivendo a Palavra
O Evangelho nos leva a um exame de consciência: que tipo de frutos temos produzido? Somos fonte da Paz do Cristo neste mundo conturbado e egoísta, ou aderimos ao consumismo, ao ‘cada um cuide de si’, ao desejo de levar vantagens? Percorremos os caminhos da vida com leveza e alegria, ou nos lamentamos sob o peso de uma cruz que nós mesmos a fazemos pesada?
Oração Final
Pai Santo, faze de tua Igreja uma comunidade de verdadeiros profetas do Reino de Amor. Que nós ouçamos a tua Palavra e a vivamos plenamente; que anunciemos o teu Amor ao mundo e denunciemos os sinais do antirreino. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.