meu dia em oração
Timóteo e Tito: exemplos de santidade, perseverança e conversão
Paulo, servo de Deus, a você, Tito, meu verdadeiro filho na fé, graça e paz de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador. Eu o deixei em Creta para você organizar o que ainda restava para fazer, e para que nomeasse os presbíteros das igrejas. (Tt 1,1-5)
1ª Leitura
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida em Jesus Cristo, ao amado filho Timóteo: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor. Agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência limpa como os meus antepassados, enquanto me recordo sempre de você em minhas orações, noite e dia. Quando me lembro das lágrimas que você derramou, sinto grande desejo de revê-lo e, assim, transbordar de alegria. Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você. Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos. De fato, Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria. Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. (2Tm 1,1-8)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante! Proclamem sua vitória, anunciem sua glória entre as nações, suas maravilhas a todos os povos! Famílias, aclamem a glória e o poder do Senhor! Aclamem a glória do seu Nome. Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. (Sl 96,1-3.7-8a.10)
Evangelho do dia
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde Ele próprio devia ir. E lhes dizia: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao Dono da Colheita que mande trabalhadores para a colheita. Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’ (Lc 10,1-9)
Vivendo a Palavra
Ontem celebramos a conversão de Paulo. Hoje lembramos que o grande apóstolo não estava sozinho. Igreja é Comunidade e a nossa Mãe e Mestra agregava batizados cada vez mais numerosos. Muitos homens e mulheres se uniram para o anúncio do Evangelho ao mundo: Paulo, Timóteo, Tito… até nós, neste tempo que chamamos Hoje!
Oração Final
Pai Santo, nós Te pedimos que a Igreja seja Santa e que todos, e cada um de nós, que queremos ser teus fiéis, tenhamos a consciência que o único caminho que temos para santificar a Comunidade não é exigir a perfeição dos irmãos, mas é procurarmos a nossa própria conversão – um processo que exige perseverança por toda a vida. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.