meu dia em oração
Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria!
Lemos hoje o início da Carta aos Romanos, onde Paulo se apresenta como apóstolo e anuncia o Evangelho de Jesus de Nazaré, descendente de Davi, o Cristo, constituído Filho de Deus segundo o Espírito Santo. Por meio dele nos chagam a graça e a paz de Deus, nosso Pai.
1ª Leitura
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que por Deus foi prometido através dos seus profetas nas Santas Escrituras. Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi e, segundo o Espírito Santo, foi constituído Filho de Deus com poder, através da ressurreição dos mortos: Jesus Cristo nosso Senhor. Através de Jesus, recebemos a graça de ser apóstolo, a fim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do seu Nome. Entre eles, estão também vocês, chamados por Jesus Cristo. Escrevo a todos vocês que estão em Roma e que são amados por Deus e chamados à santidade. Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. (Rm 1,1-7)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo Lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor, e dê gritos de alegria! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.» (Lc 11,29-32)
Vivendo a Palavra
Muitas vezes nós nos perdemos ansiosamente na busca de sinais milagrosos para reforçar a nossa fé. Nós nos esquecemos de enxergar, na normalidade do cotidiano, a Vida e a própria Fé – que são os Dons maiores oferecidos pelo Pai Misericordioso. Diante deles nós deveríamos nos silenciar, admirados, cheios de gratidão e de encantamento.
Oração Final
Pai Santo, não permitas que nos acostumemos com os presentes que nos ofereces: o Universo, a Vida e os irmãos do Caminho. O Universo, de que devemos cuidar, desfrutar e partilhar; a Vida, que nos permite amar a Ti e aos irmãos; e a humanidade, nossa companheira na jornada rumo ao teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.