meu dia em oração
«Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância.»
Na sua Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo assegura que o crédito concedido a Abraão por sua fé – ele estava plenamente convencido de que Deus podia realizar o que havia prometido – será igualmente concedido a nós, que acreditamos em Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos.
1ª Leitura
Diante da promessa divina, Abraão não duvidou, mas foi fortalecido pela fé e deu glória a Deus. Ele estava plenamente convencido de que Deus podia realizar o que havia prometido. Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como justiça. Ora, não é para um só que está escrito: «Isso lhe foi creditado»; mas também para nós. Será igualmente creditado para nós, pois acreditamos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus nosso Senhor, o qual foi entregue à morte pelos nossos pecados e foi ressuscitado para nos tornar justos. (Rm 4,20-25)
Salmo ou Hino
«Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque Ele visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer a salvação na casa de Davi, conforme tinha anunciado pela boca de seus profetas. É a salvação que nos livra dos inimigos e da mão dos que nos odeiam. Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua aliança e o juramento que fez ao pai Abraão.» (Lc 1,68-75)
Evangelho do dia
Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: «Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.» Jesus respondeu: «Homem, quem foi que Me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?» Depois Jesus falou a todos: «Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.» E contou-lhes uma parábola: «A terra de um homem rico deu uma grande colheita. E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.» (Lc 12,13-21)
Vivendo a Palavra
Onde, ou em quem nós depositamos nossa esperança? Nos tesouros efêmeros e enganosos que construímos entre os homens, ou no Amor que aprendemos com Jesus de Nazaré e estamos tentando viver junto com os companheiros de peregrinação neste planeta encantado que nos é emprestado pelo Pai para ser cuidado?
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pelos inefáveis dons da Vida e da Fé que recebemos de teu Amor paternal. Dá-nos discernimento e coragem para fazer nossa opção radical de vida pelo seguimento do Cristo Jesus, o teu Verbo que se fez humano como nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.