meu dia em oração
“Tenham coragem! Eu venci o mundo”
Em Éfeso, Paulo esclarece a passagem que deve ser feita do batismo de João – que era sinal de arrependimento e esperança naquele que devia vir depois dele – para o batismo no Espírito, em nome de Jesus, o Cristo, que nos faz para sempre sacerdotes, profetas e servidores do povo.
1ª Leitura
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões mais altas e chegou a Éfeso. Encontrou aí alguns discípulos e lhes perguntou: «Quando vocês abraçaram a fé receberam o Espírito Santo?» Eles responderam: «Nós nem sequer ouvimos falar que existe um Espírito Santo.» Paulo perguntou: «Que batismo vocês receberam?» Eles responderam: «O batismo de João.» Então Paulo explicou: «João batizava como sinal de arrependimento e pedia que o povo acreditasse naquele que devia vir depois dele, isto é, em Jesus.» Ao ouvir isso, eles se fizeram batizar em nome do Senhor Jesus. Logo que Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram, ao todo, doze homens. Em seguida, Paulo foi à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus. (At 19,1-8)
Salmo ou Hino
Deus se levanta: seus inimigos debandam. Tu os dissipas como a fumaça, assim perecem os injustos diante de Deus. Os justos, ao contrário, exultam na Presença de Deus e dançam de alegria. Cantem a Deus, toquem ao seu Nome, atapetem o caminho daquele que avança pelo deserto. O nome dele é Deus: alegrem-se na Presença dele. (Sl 68,2-7b.33a)
Evangelho do dia
Naquela hora, os discípulos disseram: «Agora estás falando claramente e sem comparações. Agora sabemos que Tu sabes todas as coisas, e que é inútil alguém Te fazer perguntas. Agora sim, acreditamos que saíste de junto de Deus.» Jesus disse: «Agora vocês acreditam? Vem a hora, e já chegou, em que vocês se espalharão, cada um para o seu lado, e Me deixarão sozinho. Mas Eu não estou sozinho, pois o Pai está comigo. Eu disse essas coisas, para que vocês tenham a minha Paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; Eu venci o mundo.» (Jo 16,29-33)
Vivendo a Palavra
Durante toda esta semana saboreamos a promessa do Espírito Santo, cuja chegada celebraremos no próximo domingo – Pentecostes. A Presença do Espírito em nós está sempre ligada à Paz, mas não a paz que o mundo pode dar: está ligada à Paz verdadeira que nasce da opção radical de vida pelo Reino do Pai e sua Justiça.
Oração Final
Pai querido, que amas teus filhos com ternura, ajuda-nos a permanecer como crianças, para nos entregarmos desarmados ao teu Espírito. Ensina-nos a ouvir o teu silêncio, a perceber a tua Presença discreta, a agradecer o teu Amor inefável por nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do mesmo Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.