meu dia em oração
Sua fé salvou você. Fique em paz!
Em sua primeira Carta aos Coríntios, Paulo fala da Graça – que é, simplesmente, a presença de Deus em nós! – anunciada e trazida pelo Cristo Jesus, Filho de Deus que se fez humano, viveu e morreu por nós, foi sepultado e ressuscitou, conforme as testemunhas.
1ª Leitura
Irmãos, lembro a vocês o Evangelho que lhes anunciei, que vocês receberam e no qual permanecem firmes. É pelo Evangelho que vocês serão salvos, contanto que o guardem do modo como eu lhes anunciei; do contrário, vocês terão acreditado em vão. Por primeiro, eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez; a maioria deles ainda vive, e alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os apóstolos. Em último lugar apareceu a mim, que sou um aborto. De fato eu sou o menor dos apóstolos e não mereço ser chamado apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus. Mas aquilo que sou, eu o devo à graça de Deus; e sua graça dada a mim não foi estéril. Ao contrário: trabalhei mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo. Portanto, aí está o que nós pregamos, tanto eu como eles; aí está aquilo no qual vocês acreditaram. (1Cor 15,1-11)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! A casa de Israel repita: o seu amor é para sempre! A direita do Senhor é sublime! A direita dele é poderosa!» Não vou morrer. Eu viverei para contar as obras do Senhor. Tu és o meu Deus, eu te agradeço. Meu Deus, eu te exalto! (Sl 118,1-2.16-17.28)
Evangelho do dia
Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus entrou na casa do fariseu, e se pôs à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, levou um frasco de alabastro com perfume. A mulher se colocou por trás, chorando aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés. Em seguida, os enxugava com os cabelos, cobria-os de beijos, e os ungia com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus ficou pensando: «Se esse homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, porque ela é pecadora.» Jesus disse então ao fariseu: «Simão, tenho uma coisa para dizer a você.» Simão respondeu: «Fala, mestre.» «Certo credor tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro lhe devia cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou aos dois. Qual deles o amará mais?» Simão respondeu: «Acho que é aquele a quem ele perdoou mais.» Jesus lhe disse: «Você julgou certo.» Então Jesus voltou-se para a mulher e disse a Simão: «Está vendo esta mulher? Quando entrei em sua casa, você não me ofereceu água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos. Você não me deu o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Você não derramou óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por essa razão, eu declaro a você: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor.» E Jesus disse à mulher: «Seus pecados estão perdoados.» Então os convidados começaram a pensar: «Quem é esse que até perdoa pecados?» Mas Jesus disse à mulher: «Sua fé salvou você. Vá em paz!» (Lc 7,36-50)
Vivendo a Palavra
Jesus exalta o gesto daquela mulher, conhecida pecadora, e perdoa os seus numerosos pecados. A atitude de amor e carinho dela para com o Mestre deve ser imitada por nós, hoje, cuidando com igual atenção e generosidade dos nossos irmãos, especialmente os mais pobres, lembrando que eles são o próprio Cristo presente entre nós.
Oração Final
Pai Santo, que nós tenhamos sempre um pouco de bálsamo para aliviar a dor dos nossos companheiros de caminhada. E nos faze generosos para cuidar de cada um deles, como sinal do teu Amor de Pai que tem ternura maternal, seguindo o exemplo do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.