meu dia em oração
Somos todos irmãos
O Gênesis narra as vontades, bênçãos finais e o testamento profético de Jacó/Israel. Na leitura de hoje, a profecia auspiciosa do Patriarca sobre Judá, seu filho de quem o cetro não se afastará. Ele vencerá seus inimigos e seus irmãos se prostrarão diante dele.
1ª Leitura
Reúnam-se e escutem, filhos de Jacó, ouçam o seu pai Israel: Judá, seus irmãos o louvarão. Você colocará a mão sobre a nuca de seus inimigos, e diante de você se prostrarão os filhos de seu pai. Judá é um leãozinho. Você voltou da caçada, meu filho; agacha-se e deita-se como leão e como leoa: quem se atreve a desafiá-lo? O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comando do meio de seus pés, até que o tributo lhe seja trazido e os povos lhe obedeçam. (Gn 49,2.8-10)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei e a tua justiça ao filho do rei. Que ele governe teu povo com justiça, e teus pobres conforme o direito. Que ele defenda os pobres do povo, salve os filhos do indigente e esmague os seus opressores. Que em seus dias floresça a justiça e muita paz até o fim das luas. Que ele seja bênção para os povos! (Sl 72,1-4.7-8.17)
Evangelho do dia
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações. (Mt 1,1-17)
Vivendo a Palavra
Mateus mostra que Jesus é filho de Abraão, um judeu legítimo. Lucas vai mais longe: Jesus é filho de Adão, filho de Deus. Portanto, irmão de toda a humanidade. O Evangelho ensina que no terreno da fé e do seguimento de Jesus não cabe exclusivismo: nós – todos os povos! – somos irmãos na mesma Esperança.
Oração Final
Pai Santo, que nós, a tua Igreja, sejamos para os irmãos sinais de teu Amor – que é compaixão, misericórdia e perdão. Que saibamos construir uma comunidade aberta e receptiva, fonte de paz, de luz e de esperança para o mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.