meu dia em oração
Somos todos filhos do mesmo Pai, que é misericordioso
O autor da Carta aos Hebreus lembra a dureza de coração mostrada pelo povo no tempo do deserto, pedindo ao Espírito que o livre desse mal. Que não haja mais corações perversos e sem fé que se afastem do Deus vivo, mas que a fé inicial seja mantida até o fim.
1ª Leitura
Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. Ali os pais de vocês Me tentaram, pondo-Me à prova, embora já tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração Me desgostou, e Eu disse: ‘Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus caminhos. Por isso, Eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.’» Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus vivo. Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. (Hb 3,7-14)
Salmo ou Hino
Entrem e se prostrem, bendizendo ao Senhor. Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo. Escutem o que Ele diz: «Não endureçam seus corações como aconteceu no deserto». Por quarenta anos aquela geração Me desgostou. Então Eu disse: «É um povo de coração transviado, que não reconhece meus caminhos… Por isso Jamais entrarão no meu repouso». (Sl 95,6-11)
Evangelho do dia
Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, Tu tens o poder de me purificar.» Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado. Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles.» Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: Ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-lo. (Mc 1,40-45)
Vivendo a Palavra
Jesus quebra preconceitos: a Lei de Moisés proibia que pessoas sadias tocassem em leprosos e pecadores públicos, entre outros. Mas o Mestre se faz próximo daquele ser desprezado, para nos ensinar a quebrar distâncias entre os homens e a nos sentirmos irmãos, pois somos todos filhos do mesmo Pai, que é misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que não somos donos, mas cuidadores da Verdade, do Caminho e da Vida. Que nós sejamos, para os companheiros peregrinos desta terra, caminhos que lhes possibilitem chegar até o Cristo, fonte do teu Amor inefável. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.