meu dia em oração
Senhor, somos testemunhas vivas de que o teu Reino já está em nós
No segundo Livro de Samuel, o profeta Natã prediz para o rei Davi o seu destino glorioso. Mas a construção do Templo do Senhor não seria tarefa sua, mas do filho Salomão, a quem caberia a consolidação do Reino, da Dinastia e da Realeza, que permaneceriam firmes para sempre.
1ª Leitura
Nessa mesma noite, porém, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã: «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Você quer construir uma casa para Eu morar? Pois bem: Eu não morei em casa nenhuma desde o dia em que tirei os filhos de Israel do Egito até hoje. Sempre andei errante sob uma tenda e um abrigo. Durante todo o tempo em que caminhei junto com os filhos de Israel, por acaso Eu disse para algum dos juízes de Israel, que estabeleci como pastores do meu povo: ‘Por que você não constrói uma casa de cedro para Mim?’ Portanto, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel. Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. E Eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra. Fixarei um lugar para o meu povo Israel, Eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes, como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. O Senhor informa que vai fundar uma dinastia para você. E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, Eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. Ele é que vai construir uma casa para o meu Nome. E Eu estabelecerei o trono real dele para sempre. Serei para ele um pai e ele será um filho para Mim. Se ele falhar, Eu o corrigirei com bastão e chicote, como se costuma fazer. Mas Eu não desistirei de ser fiel para com ele, como desisti de Saul, que tirei da frente de você. A dinastia e a realeza dele permanecerão firmes para sempre diante de Mim; e o seu trono será sólido para sempre». Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa visão. (2Sm 7,4-17)
Salmo ou Hino
Selei uma aliança com o meu eleito, jurando a Davi: «Vou estabelecer sua descendência para sempre, e vou construir um trono para você». Ele Me invocará: ‘Tu és o meu Pai, o meu Deus e o meu Rochedo Salvador!’ E Eu o tornarei meu primogênito. Vou manter com ele a minha Aliança, dar a ele uma descendência, e um trono duradouro como o Céu. (Sl 89,4-5.27-30)
Evangelho do dia
Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão se reuniu em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se. A barca estava no mar, enquanto a multidão estava junto ao mar, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas com parábolas. No seu ensinamento dizia para eles: «Escutem. Um homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda. Porém, quando saiu o sol, os brotos se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, brotando e crescendo: rendeu trinta, sessenta e até cem por um.» E Jesus dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!» Quando Jesus ficou sozinho, os que estavam com Ele, junto com os Doze, perguntaram o que significavam as parábolas. Jesus disse para eles: «Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não vejam, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.» Jesus lhes perguntou: «Vocês não compreendem essa parábola? Como então vão compreender todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a ouvem, chega Satanás e tira a Palavra que foi semeada neles. Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e a recebem com alegria; mas eles não têm raiz em si mesmos: são inconstantes, e, quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, eles logo desistem. Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, que sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. Por fim, aqueles que receberam a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, recebem-na e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.» (Mc 4,1-20)
Vivendo a Palavra
O anúncio mais marcante do Reino que nós fazemos, nem sempre são nossas pobres palavras, mas é a nossa vida. Testemunho de vida: esta é a semente que lançamos e que pode ser recebida por todos os irmãos. Tenhamos cuidado para que a semente seja boa, porque ela tem chance de cair sobre terreno fértil. Aí, dará frutos fartos e saborosos.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos testemunhas vivas de que o teu Reino já está em nós, ainda que não em sua plenitude. E nos dá, amado Pai, sabedoria e entusiasmo para responder, com boa consciência, a quem nos perguntar qual é a razão da Esperança que nos anima: é o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.