meu dia em oração
Pai, dá-nos sabedoria e coragem para sermos generosos
O Livro da Sabedoria assegura aos justos que eles viverão no Amor junto ao Senhor, apesar de, aos olhos dos insensatos, eles parecerem caminhar para a morte e o aniquilamento. Por uma breve pena, os justos receberão o benefício da imortalidade. Agora estão na paz.
1ª Leitura
Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria Natureza. Mas, pela inveja do diabo, entrou no mundo a morte, que é experimentada por aqueles que pertencem a ele. A vida dos justos, ao contrário, está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos, aqueles pareciam ter morrido e o seu fim foi considerado como desgraça. Os insensatos pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora estão na paz. As pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena, mas esperavam a imortalidade. Por uma breve pena receberão grandes benefícios, porque Deus os provou e os encontrou dignos dele. Deus examinou-os como ouro no crisol, e os aceitou como holocausto perfeito. No dia do julgamento, eles resplandecerão, correndo como fagulhas no meio da palha. Eles governarão as nações, submeterão os povos, e o Senhor reinará para sempre sobre eles. Os que nele confiam compreenderão a verdade e os que Lhe são fiéis viverão junto dele no amor, pois a graça e a misericórdia estão reservadas para os seus escolhidos. (Sb 2,23-3,9)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor. Eu me orgulho por causa do Senhor: que os pobres ouçam e fiquem alegres. O Senhor cuida dos justos e ouve atentamente seus clamores. O Senhor enfrenta os malfeitores e apaga da terra a lembrança deles. Os justos gritam, o Senhor escuta, e os liberta de todos os apertos. O Senhor está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados. (Sl 34,2-3.16-19)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Venha depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.» (Lc 17,7-10)
Vivendo a Palavra
O Evangelho ensina que o serviço que prestamos não deve ser contabilizado. Fala sobre a gratuidade. Cumprida uma tarefa, estejamos prontos para a próxima, sem cobrar méritos ou esperar retribuições. Não nos preocupemos com reconhecimento ou gratidão, mas coloquemos com alegria a serviço dos irmãos tudo o que temos e somos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para sermos generosos. Que nas nossas relações com o próximo nós não procuremos buscar vantagens pessoais, mas sejamos movidos unicamente pela fraternidade, a compaixão e a generosidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.