meu dia em oração
Solenidade de corpus christi: “Eu Sou o Pão Vivo que desceu do Céu”
Lembre-se, porém, de todo o caminho que o Senhor fez você percorrer durante quarenta anos no deserto, a fim de humilha-lo e o colocar à prova, para conhecer suas intenções: será que você iria observar os Mandamentos dele ou não? Ele humilhou você, fez você sentir fome e o alimentou com o maná que nem você nem seus antepassados conheciam, tudo para mostrar a você que o homem não vive só de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que sai da boca do Senhor. Não aconteça que seu coração fique cheio de orgulho e você se esqueça do Senhor seu Deus, que o tirou do Egito, da casa da escravidão; que conduziu você através daquele grande e terrível deserto, cheio de serpentes venenosas, escorpiões e sede; que fez jorrar para você água da dura pedra, onde não havia água; que sustentava você no deserto com o maná, que seus antepassados não conheceram. (Dt 8,2-3.14b-16a)
1ª Leitura
O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o Corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão. (1Cor 10,16-17)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos de você em seu seio. Colocou Paz em suas fronteiras, saciou você com a flor do trigo. Ele envia suas Ordens à terra, e sua Palavra corre velozmente. Ele anuncia sua Palavra a Jacó, seus Estatutos e Normas a Israel. Com nação nenhuma agiu desse modo, e nenhuma conheceu as Normas dele. Aleluia! (Sl 147B,12-15.19-20)
Evangelho do dia
Jesus continuou revelando a seus discípulos: «Eu Sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem come deste Pão viverá para sempre. E o Pão que Eu vou dar é a minha própria Carne, para que o mundo tenha a Vida.» As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse Homem dar-nos a sua carne para comer?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a Carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a Vida Eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue vive em Mim e Eu vivo nele. E como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por Mim. Este é o Pão que desceu do Céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste Pão viverá para sempre.» (Jo 6,51-58)
Vivendo a Palavra
Nosso corpo é o meio que temos para comunicar aos irmãos o que somos, fazemos, pensamos e sonhamos. O Corpo de Deus é o jeito do Pai se comunicar conosco. Jesus apresentou o Corpo de Deus sintetizado em um pedaço de pão, que é fruto da terra (representa todo o Universo criado) e do trabalho humano (figura os homens e mulheres de todos os tempos). O Criador está em tudo e em todos, para nos falar de sua Presença cheia de misericórdia.
Oração Final
Pai amado, dá-nos a consciência de que a participação no Mistério do Corpo (Vida e trabalho) e Sangue (sofrimento e Morte) de Cristo significa para nós, mais do que um privilégio. Ela é nosso compromisso de nos lembrarmos sempre que estamos unidos com a Criação e a Humanidade como testemunhas – perante os companheiros de caminhada – de que somos todos amados Filhos teus, com o Cristo Jesus, teu Unigênito que se fez nosso Irmão, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.