meu dia em oração
Só temos, de verdade, o que partilhamos com os irmãos
As leituras do dia falam de coisas simples que devemos praticar para ter uma convivência pacífica e harmoniosa. São ensinamentos colhidos nos Provérbios, produto da sabedoria milenar do povo judeu e, no Evangelho de Lucas, ouvimos palavras memoráveis de Jesus.
1ª Leitura
Se lhe for possível não negue um favor a quem precisa. Não diga a seu próximo: «Vá embora. Passe depois, que eu lhe darei amanhã», quando você tem a coisa na mão. Não planeje o mal contra o seu vizinho, pois ele mora ao seu lado e confia em você. Não abra processo sem motivo contra ninguém, se a pessoa não lhe fez nada de mal. Não tenha inveja do homem violento, e de modo nenhum imite o comportamento dele, porque o Senhor detesta o perverso, mas é amigo dos justos. O Senhor amaldiçoa a casa do injusto, mas abençoa a morada dos justos. Ele zomba dos zombadores, mas favorece os pobres. (Pr 3,27-34)
Salmo ou Hino
Quem age na integridade e pratica a justiça; quem fala sinceramente o que pensa e não usa a língua para caluniar; quem não prejudica seu próximo, e não difama seu vizinho; quem honra os que temem ao Senhor; quem sustenta o que jurou; quem não empresta dinheiro com juros, nem aceita suborno contra o inocente. Quem age desse modo, jamais será abalado! (Sl 15,1b-5)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando: «Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Ele a coloca no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. De fato, tudo o que está escondido, deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo, deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestem atenção como vocês ouvem: para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.» (Lc 8,16-18)
Vivendo a Palavra
Quando o Evangelho diz “para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais”, é preciso que nós compreendamos que só temos, de verdade, aquilo que nós partilhamos com os irmãos. Este é o caminho para nos tornarmos ricos no Reino de Deus: colocar generosamente a serviço da comunidade tudo o que somos e o que temos.
Oração Final
Pai Santo, infunde em nós novo entusiasmo pelo teu Reino. Que saibamos discernir o tesouro verdadeiro do Amor, daquelas promessas enganosas que o mundo oferece e que tenhamos força para fazer a opção radical pelo Caminho, Verdade e Vida que nos foram trazidos por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.