meu dia em oração
Sigam-me, e eu farei vocês pescadores de homens
Começamos hoje a leitura da Carta aos hebreus. No final do primeiro século os cristãos estavam se cansando de esperar a anunciada volta de Jesus. O autor da carta os vê infantis em sua fé e desenvolve uma teologia adulta para enfrentar o tempo novo. Bom para os nossos dias…
1ª Leitura
Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho. Deus O constituiu herdeiro de todas as coisas e, por meio dele, também criou os mundos. O Filho é a irradiação da sua glória e nele Deus se expressou tal como é em si mesmo. O Filho, por sua palavra poderosa, é aquele que mantém o universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade de Deus nas alturas. Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um nome muito superior ao deles. De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Você é o meu Filho, eu hoje O gerei?» Ou ainda: «Eu serei seu Pai, e Ele será meu Filho?» E de novo, quando introduz seu Filho primogênito no mundo, ele diz: «Que todos os anjos O adorem.» (Hb 1,1-6)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta, e as ilhas ficam alegres! Trevas e nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu trono. O céu anuncia a sua justiça, e os povos contemplam a sua glória. Os que adoram estátuas se envergonham, porque diante dele os deuses todos se prostram. Tu és o Altíssimo sobre a terra, mais elevado que todos os deuses. (Sl 97,1-2.6-7.9)
Evangelho do dia
Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.» Ao passar pela beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: «Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens.» Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus. (Mc 1,14-20)
Vivendo a Palavra
Simão, André, Tiago, João… Assim como os primeiros, também os nossos nomes podem ser incluídos neste chamado. O Mestre lança o desafio de deixarmos as nossas redes (os interesses menores…) para que Ele nos transforme em pescadores de homens, anunciadores entusiasmados do Reino de Amor.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento para reconhecer que os apelos do mundo – riquezas, poder e prazeres – são enganadores e passageiros. Inspira-nos força e ousadia para fazermos a opção radical de vida pelo seguimento do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.