meu dia em oração
Servir o irmão em silêncio, com modéstia e generosidade
Elias atirou seu manto sobre Eliseu e compartilhou com ele o Espírito que recebera do Senhor. Eliseu, a exemplo de seu mestre, faz milagre após milagre na força de Deus. São sinais precursores do Reino do Céu que seria anunciado por Jesus de Nazaré.
1ª Leitura
Quando Javé arrebatou Elias ao céu num redemoinho, aconteceu o seguinte: Elias e Eliseu partiram de Guilgal. Elias disse a Eliseu: «Fique por aqui mesmo, porque Javé me manda ir sozinho até o Jordão». Mas Eliseu respondeu: «Pela vida de Javé e pela sua vida, não deixarei de acompanhar você». E eles foram juntos. Com eles foram cinquenta irmãos profetas. Estes ficaram a certa distância, enquanto os dois pararam à margem do rio Jordão. Então Elias pegou o manto, o enrolou e bateu com ele na água. A água se dividiu em duas partes, de tal modo que os dois passaram o rio sem molhar os pés. Depois que passaram o rio, Elias disse a Eliseu: «Peça o que você quiser, antes que eu seja arrebatado da sua presença». Eliseu pediu: «Deixe-me como herança dupla porção do seu espírito». Elias disse: «Você está pedindo uma coisa difícil. Em todo caso, se você me enxergar quando eu for arrebatado da sua presença, isso que pede lhe será concedido; caso contrário, não será concedido». E, enquanto estavam andando e conversando, apareceu um carro de fogo com cavalos de fogo, que os separou um do outro. E Elias subiu ao céu no redemoinho. Eliseu olhava e gritava: «Meu pai! Meu pai! Carro e cavalaria de Israel!» Depois não o viu mais. Então Eliseu pegou sua própria túnica e a rasgou em duas partes. Pegou o manto de Elias, que havia caído, e voltou para a margem do Jordão. Segurando o manto de Elias, bateu com ele na água, dizendo: «Onde está Javé, o Deus de Elias?» Bateu na água, que se dividiu em duas partes. E ele atravessou o rio. (2Rs 2,1.6-14)
Salmo ou Hino
Como é grande a tua bondade, Senhor! Tu a reservas para os que temem a Ti. Tu os escondes longe das intrigas. Tu os ocultas em tua tenda, longe das línguas que discutem. Amem ao Senhor, seus fiéis! Ele preserva os que são leais, mas retribui com juros a quem age com soberba. Sejam firmes, fortaleçam o coração, todos vocês que esperam no Senhor! (Sl 31,20-21.24-25)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando: «Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu. Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, para que a sua esmola fique escondida; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês jejuarem, não fiquem de rosto triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Quando você jejuar, perfume a cabeça e lave o rosto, para que os homens não vejam que você está jejuando, mas somente seu Pai, que vê o escondido; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.» (Mt 6,1-6.16-18)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina o jeito pessoal que levava aos seus encontros: com o irmão, servindo-o em silêncio, com modéstia, generosidade e desprendimento; com o Pai Misericordioso, buscando-O no lugar mais íntimo do seu coração, cheio de encantamento e gratidão. Em ambos os encontros, estando fechadas as portas do orgulho, da ostentação e da pretensão de parecer melhor para aparecer mais.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos para que não nos esqueçamos de que o caminho para te encontrar passa pelo serviço ao irmão, especialmente o empobrecido – aquele que sofre e é discriminado pela sociedade dos homens. Faze-nos generosos e agradecidos pela vida e a fé que nos dás. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.