meu dia em oração
Será que o Filho do Homem encontrará fé na terra
No Livro da Sabedoria lemos um hino ao poder do Pai, que liberta os hebreus da escravidão do Egito: ‘as ondas violentas se tornaram planície verdejante e o mar Vermelho se transformou em caminho livre’, para que os filhos de Israel iniciassem o seu êxodo.
1ª Leitura
Enquanto um silêncio profundo envolvia todas as coisas e a noite estava pela metade, a tua palavra todo-poderosa veio do alto do céu, do teu trono real, como guerreiro implacável e se atirou sobre uma terra condenada ao extermínio. Ela trazia, como espada afiada, a tua ordem sem apelação. Parou e encheu tudo de morte: tocava o céu e caminhava sobre a terra. Porque a criação inteira, obedecendo às tuas ordens, tomava novas formas segundo o seu gênero, para que os teus filhos fossem preservados, sãos e salvos. Apareceu a nuvem, que cobriu de sombra o acampamento, e a terra firme surgiu, onde antes era água. O mar Vermelho se transformou em caminho livre, e as ondas violentas se tornaram planície verdejante. Através dele passou todo o teu povo, protegido por tua mão e contemplando prodígios admiráveis. Como cavalos conduzidos ao pasto e como ovelhas saltitantes, todos cantavam hinos para ti, Senhor, seu libertador. (Sb 18,14-16;19,6-9)
Salmo ou Hino
Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor, gloriem-se do seu nome santo! Recordem as maravilhas que ele fez. Feriu os primogênitos de sua terra, os primeiros frutos de sua raça. Tirou o seu povo carregado de ouro. Lembrou de sua palavra, que dera ao seu servo Abraão: fez seu povo sair com alegria, e seus eleitos com gritos jubilosos. (Sl 105,2-3.5a.36-37.42-43)
Evangelho do dia
Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir. Ele dizia: «Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que ia à procura do juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’.» E o Senhor acrescentou: «Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?» (Lc 18,1-8)
Vivendo a Palavra
A fé é como uma semente de mostarda que o Pai lança em nosso coração. Compete a nós cultivá-la: acolhendo-a com calor, mantendo-a adubada, regada e livre de ervas daninhas até que floresça e frutifique para ser partilhada com os irmãos. A ferramenta para esse trabalho é o cuidado com os companheiros que a Vida colocou ao nosso lado e a oração demorada, sincera e confiante.
Oração Final
Pai Santo, eu creio. Aumenta a minha fé! Atende ao meu grande desejo de acreditar sempre, confiando cada vez mais no teu Amor. Ajuda-me, Pai querido, a anunciar ao mundo a tua Presença em nós – essa Presença que Cria, Liberta e Santifica. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.