meu dia em oração
«Será que de fato vocês me conhecem?»
O Livro da Sabedoria se dirige aos justos. Lembra-lhes como são vistos pelos maus e as ciladas que lhes são armadas. Mas os consola, revelando que pensando assim os maus estão enganados: desconhecem os segredos de Deus e o valor da vida pura.
1ª Leitura
Raciocinando de forma errada, maus comentam entre si: «Vamos armar ciladas para o justo, porque ele nos incomoda e se opõe às nossas ações. O justo reprova as transgressões que cometemos contra a Lei, e nos acusa de faltas contra a educação que recebemos. Ele declara ter o conhecimento de Deus, e se diz filho do Senhor. Ele se tornou uma condenação para os nossos pensamentos, e somente vê-lo já é coisa insuportável. Sua vida não se parece com a dos outros, e seus caminhos são todos diferentes. Ele nos considera moeda falsa e se afasta de nossos caminhos para não se contaminar. Proclama feliz o destino dos justos e se gaba de ter Deus como pai. Vejamos se é verdadeiro o que ele diz, e comprovemos o que lhe vai acontecer no fim. Se o justo é filho de Deus, Deus cuidará dele e o livrará da mão dos seus adversários. Vamos prová-lo com insultos e torturas, para verificar a sua serenidade e examinar a sua resistência. Vamos condená-lo a sofrer morte vergonhosa, porque ele mesmo diz que não lhe faltará socorro». Eles pensam assim, porém estão enganados, porque a maldade deles os deixa cegos. Não conhecem os segredos de Deus, não esperam o pagamento pela santidade, nem acreditam na recompensa das vidas puras. (Sb 2,1a.12-22)
Salmo ou Hino
O Senhor enfrenta os malfeitores. Os justos gritam, Ele escuta e os liberta dos apertos. O Senhor está perto dos feridos, e salva os desanimados. O justo sofre muitas desgraças, mas de todas elas o Senhor o liberta; O Senhor protege os ossos do justo: nenhum deles será quebrado. Resgata a vida de seus servos e os que nele se abrigam não serão condenados. (Sl 34,17-21.23)
Evangelho do dia
Depois disso, Jesus começou a andar pela Galileia. Ele evitava andar pela Judeia, porque os judeus queriam matá-lo. Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima. Depois que seus irmãos foram para a festa, Jesus também foi; ele não foi publicamente, mas às escondidas. Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando para matar? Ele está aí falando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.» Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.» Eles procuravam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora. (Jo 7,1-2.10.25-30)
Vivendo a Palavra
O único caminho para chegarmos ao Pai é Jesus Cristo. A Verdade que Ele anuncia é tão simples que nós não estamos preparados para compreendê-la. Temos vergonha de continuar crianças, a quem pertence o Reino do Céu, e partimos em busca dos muitos e complicados saberes das ciências e dos títulos acadêmicos.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a reconhecer a tua Presença nos recados que nos envias. Seja na natureza, na história dos homens, nos sinais dos tempos, na Escritura Sagrada, na Igreja, ou no íntimo da nossa consciência. Que nós Te acolhamos como o amado Pai do Cristo Jesus, nosso Irmão que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.