meu dia em oração
Senhor, Tu me sondas e me conheces
Paulo, falando aos gálatas, conta a história de sua vida. Ele não se coloca na posição de mestre que deseja ensinar a doutrina, mas de testemunha que viveu a experiência do encontro com Jesus Cristo e, em seu processo de conversão, anseia por comunicá-la aos irmãos.
1ª Leitura
Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados. Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias. Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. Deus é testemunha: o que estou escrevendo a vocês não é mentira. Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia, de modo que as igrejas de Cristo na Judeia não me conheciam pessoalmente. Elas apenas ouviam dizer: «Aquele que nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes procurava destruir.» E louvavam a Deus por minha causa. (Gl 1,13-24)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu me sondas e me conheces. Meus caminhos são familiares a Ti. Sim! Pois Tu me teceste no seio materno. Eu te agradeço e me maravilho com tuas maravilhas! Conhecias até o fundo de minha alma quando eu era formado, em segredo, tecido na terra mais profunda. Vê se não ando por um caminho fatal, e conduze-me pelo caminho eterno. (Sl 139,1-3.13-15.24b)
Evangelho do dia
Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!» O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.» (Lc 10,38-42)
Vivendo a Palavra
O Evangelho aborda o tema sempre atual da opção de vida. Para sabermos se somos Marta ou Maria, vamos analisar o que fazemos com o nosso tempo, com as nossas energias, ou com o dinheiro que ganhamos e gastamos. Qual é o nosso desejo mais profundo? O que verdadeiramente nos atrai na vida: a sedução do mundo ou o Reino do Pai?
Oração Final
Pai Santo, faze-nos ouvintes atentos e seguidores perseverantes de tua Palavra. Dá-nos sabedoria para encontrá-la no universo que criaste, na humanidade, na nossa história, nos sinais dos tempos, na vida da Igreja-Comunidade e, mais do que tudo, no Cristo teu Filho Unigênito encarnado em Jesus de Nazaré, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.