meu dia em oração
Senhor, Tu conheces o coração de todos
A leitura de hoje nos mostra como a Igreja nascente se organiza fraternalmente para cumprir a missão deixada por Jesus de Nazaré. Em clima de oração e entrega ao Espírito Santo, escolhe e acolhe Matias para recompor o número – doze – dos apóstolos. Assim começava na Igreja a ‘tradição apostólica’.
1ª Leitura
Nesses dias, aí estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas. Pedro levantou-se no meio dos irmãos e falou: «Irmãos, era preciso que se cumprisse aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, tinha anunciado na Escritura a respeito de Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. Judas era um do nosso grupo e participava do nosso serviço. Pois no livro dos Salmos está escrito: ‘Que sua moradia fique deserta e ninguém habite nela.’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu cargo.’ Há outros homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor vivia no meio de nós, desde o batismo de João até o dia em que foi levado ao Céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para testemunhar a ressurreição.» Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Bársabas e apelidado o Justo, e também Matias. Em seguida fizeram esta oração: «Senhor, Tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois Tu escolheste para ocupar, no serviço do apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino.» Então tiraram a sorte entre os dois. E a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos onze apóstolos. (At 1,15-17.20-26)
Salmo ou Hino
Aleluia! Seja bendito o Nome do Senhor, desde agora e para sempre. O Senhor se eleva sobre todos os povos, sua glória está acima do céu! Quem é igual ao Senhor nosso Deus? Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-o sentar-se ao lado dos príncipes do seu povo. Ele faz a estéril sentar-se em sua casa, como alegre mãe de filhos. Aleluia! (Sl 113,1-8)
Evangelho do dia
Jesus continuou sua revelação: «Assim como meu Pai me amou, Eu também amei vocês: permaneçam no meu Amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu Amor, assim como Eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu Amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como Eu amei vocês. Não existe Amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que Eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; Eu chamo vocês de amigos, porque Eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que Me escolheram, mas fui Eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que Eu mando é isto: amem-se uns aos outros.» (Jo 15,9-17)
Vivendo a Palavra
A centralidade do Amor na mensagem de Jesus aparece no Evangelho de hoje com clareza inigualável. ‘Amem-se uns aos outros’ significa: procurem viver todas as possibilidades, busquem a sua unidade pessoal – exterior, interior e profunda – para que possam ajudar os irmãos a realizar essa mesma unidade, que é o projeto e o sonho do Criador.
Oração Final
Pai Santo, nossa alegre certeza é de que fomos escolhidos – como o apóstolo Matias – e que nos darás tudo o que pedirmos. Em nome de Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo, dá-nos sabedoria e força para amar nossos irmãos com o mesmo Amor com que Tu amas.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.