meu dia em oração
Senhor, te agradecemos por nossos templos
O Primeiro Livro dos Macabeus conta a vitória militar do povo de Israel, comandado por Judas, filho do sacerdote Matatias, contra o rei da Síria, Antíoco Epifanes, que anteriormente vencera o Egito e devastara Jerusalém. No texto de hoje, Judas, vencedor da guerra, consagra o altar do Templo. No Evangelho, Jesus purifica a visão que se tinha da Casa do Senhor.
1ª Leitura
Judas e seus companheiros fizeram esta proposta: «Agora que derrotamos o inimigo, vamos purificar e consagrar o Templo». O exército inteiro se reuniu e subiu o monte Sião. Aí viram o santuário abandonado, o altar profanado, as portas incendiadas, o mato crescendo nos pátios, como se fosse em campo aberto ou nas montanhas e os aposentos destruídos. Na madrugada do dia vinte e cinco do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, ofereceram um sacrifício de acordo com a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que tinham construído. Exatamente no mesmo dia e mês em que os pagãos o tinham profanado, o altar foi consagrado em meio a cânticos e música ao som de cítaras, harpas e címbalos. Todo o povo se prostrou por terra, adorando e louvando a Deus, que lhes tinha dado sucesso. Celebraram a consagração do altar durante oito dias, oferecendo alegremente holocaustos com sacrifícios de comunhão e ação de graças. Enfeitaram a fachada do Templo com coroas douradas e escudos. Consagraram os portais e os aposentos, onde colocaram portas. A alegria do povo foi muito grande. Assim estava cancelada a afronta imposta pelos pagãos. Judas, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, determinou que se comemorasse anualmente a nova consagração do altar, com festas solenes durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. (1Mc 4,36-37.52-59)
Salmo ou Hino
Davi disse: «Bendito sejas Tu, Senhor, Deus do nosso pai Israel. A Ti pertencem a grandeza, o poder, o esplendor, a majestade e a glória, pois tudo o que existe no céu e na terra pertence a Ti. Teu é o reino, e a Ti cabe elevar-Se como soberano acima de tudo. A riqueza e a glória vêm de Ti. E Tu governas todas as coisas. Em tua mão está a força e o poder. (1Cr 29,10-12.13b)
Evangelho do dia
Jesus entrou no Templo, e começou a expulsar os que aí vendiam. E disse: «Está nas Escrituras: ‘Minha Casa será Casa de Oração’. No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões.» Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os notáveis do povo procuravam jeito de matá-Lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado, quando ouvia Jesus falar. (Lc 19,45-48)
Vivendo a Palavra
As leituras falam da importância do Templo, lugar sagrado, mas muitas vezes profanados pelos homens. Judas Macabeu e Jesus restauram sua pureza. Será que nós temos consciência da importância das igrejas como lugar de oração e fonte de inspiração e coragem, onde nos reabastecemos para, saindo de lá, evangelizar os ambientes existenciais em que vivemos?
Oração Final
Pai Santo, nós Te agradecemos por nossos templos. Ensina-nos a procurá-los, não como refúgio do mundo, mas para – a partir do templo – discernirmos melhor qual é a nossa missão no mundo: anunciar a Boa Notícia do teu Reino de Amor. Ele já está presente em nós! Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.