meu dia em oração
Senhor, queremos ser morada do teu Santo Espírito
Assim como os cristãos de Filipos, também nós somos admoestados carinhosamente pelo apóstolo Paulo: para sermos inocentes e sinceros como perfeitos filhos de Deus, devemos continuar fazendo tudo sem murmurações e sem críticas, sempre ouvindo atentamente a Palavra da Vida e procurando vivenciá-la.
1ª Leitura
Portanto, meus amados, obedecendo como sempre, não só como no tempo em que eu estava aí presente, mas muito mais agora que estou longe, continuem trabalhando com temor e tremor, para a salvação de vocês. De fato, é Deus que desperta em vocês a vontade e a ação, conforme a sua benevolência. Façam tudo sem murmurações e sem críticas, para serem inocentes e íntegros, como perfeitos filhos de Deus que vivem no meio de gente pecadora e corrompida, onde vocês brilham como astros no mundo, apegando-se firmemente à Palavra da Vida. Desse modo, no Dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido ou me esforçado em vão. E mesmo que o meu sangue seja derramado sobre o sacrifício e sobre a oferta da fé que vocês têm, eu fico contente e me alegro com todos vocês. Assim, também vocês fiquem contentes e se alegrem comigo. (Fl 2,12-18)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo? Uma coisa peço ao Senhor, e só essa procuro: é habitar na Casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu Templo. Na Tenda do Senhor vou cantar, vou tocar em honra do Senhor! Senhor, escuta meu apelo, tem piedade, responde-me! Ensina-me o teu Caminho, Senhor! Guia-me pela vereda plana, por causa daqueles que me espreitam. Espero ver a bondade do Senhor na terra dos Vivos. Fortaleça seu coração, e confie no Senhor! (Sl 27,1.4.13-14)
Evangelho do dia
Naqueles dias, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, Ele disse: «Se alguém vem a Mim, e não dá preferência mais a Mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de Mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.» (Lc 14,25-33)
Vivendo a Palavra
Quando Jesus de Nazaré diz «Preferir a mim», está falando nele o Cristo, Verbo Criador do Pai que se fez humano. Ele deseja que também nós nos tornemos, como Ele, morada do Espírito. O Amor transbordará então de nossos corações e envolverá todos os homens, as mulheres e a natureza. E estaremos amando ao pai, à mãe, à mulher ou ao marido, aos filhos, ao mundo, à natureza e à nossa própria vida, sob nova ótica: tudo e todos mergulhados no grande Amor de Deus.
Oração Final
Pai, que és a fonte da Misericórdia, inspira-nos e nos ensina a Amar como amou Jesus de Nazaré! Amar com a espontaneidade de filhos teus; sem discriminações, incluindo todos os seres que crias carinhosamente; amar com total desapego e gratuidade; e amar respeitando a liberdade dos nossos semelhantes. Por Jesus Cristo, teu querido Filho e nosso Irmão, que contigo vive na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.