meu dia em oração
Senhor, queremos seguir-te na missão de anunciar o teu Reino de Amor
Oseias cumpre sua missão de Profeta: denuncia a infidelidade do povo de Israel, abandonando o Senhor, que o havia libertado do Faraó, para adorar o bezerro esculpido por um artesão. Bom motivo para a nossa profunda reflexão sobre a idolatria que vive e reina nos nossos tempos atuais…
1ª Leitura
Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem Eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição. Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel? Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços. Semeiam ventos, colherão tempestades; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer. Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviam. Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha. Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão ao Senhor. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o (Os 8,4-7.11-13)
Salmo ou Hino
Não a nós, Senhor! Honra, sim, o teu próprio Nome, por teu Amor e Fidelidade. Por que diriam as nações: «Onde está o Deus deles?» O nosso Deus está no Céu, e faz tudo o que deseja. Que o Senhor Se lembre de nós e nos abençoe: – abençoe a Casa de Israel, – abençoe a Casa de Aarão. Que o Senhor os multiplique, a vocês e seus filhos! Sejam abençoados pelo Senhor, que fez o céu e a terra. Nós, os Vivos, bendizemos ao Senhor, desde agora e para sempre! Aleluia! (Sl 115,3-7ab.8-10)
Evangelho do dia
Naquele dia, quando já tinham saído os dois cegos, levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas, e diziam: «Nunca se viu uma coisa assim em Israel.» Mas os fariseus diziam: «É pelo príncipe dos demônios que Ele expulsa os demônios.» Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao Dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.» (Mt 9,32-38)
Vivendo a Palavra
É um lugar comum: Jesus percorrendo aldeias e campos – curando, ensinando às multidões e proclamando a Boa Notícia da chegada do Reino do Pai Misericordioso em nosso coração. Como Bom Pastor, Ele se compadece do povo, cansado e sem esperança, como ovelhas abandonadas. A mesma cena se repete pelos tempos afora. Hoje, cabe a nós, a Família de Jesus, o cuidado com as ovelhinhas de Deus que estão esquecidas em meio à pandemia. Juntos com o Papa Francisco, queremos ser ‘Igreja em saída’, para a busca dos irmãos!
Oração Final
Pai que tanto queremos amar, dá à tua Igreja o olhar compassivo de Jesus de Nazaré e a nós, o teu povo santo e pecador, coragem e força para segui-Lo na missão de anunciar ao mundo o teu Reino de Amor. Queremos ser operários de tua messe, e entregamos em tuas Mãos a nossa fragilidade, mas também o profundo desejo de servir aos nossos próximos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.