meu dia em oração
Senhor, queremos proclamar ao mundo as maravilhas do teu amor
Na leitura, ouvimos um texto essencial do Gênesis: fala da proverbial hospitalidade oferecida pelos nômades, atestada pela atitude de Abraão, que lhe possibilita receber o próprio Deus – sob a forma de Três Homens, figura trinitária do Divino. Na ocasião, o Senhor promete um filho a Abraão.
1ª Leitura
O Senhor apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. Levantando os olhos, Abraão viu na sua frente Três Homens de pé. Ao vê-Los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostrou por terra, dizendo: «Senhor, se alcancei o seu Favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. Vou mandar que tragam água para que Vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. Vou trazer um pedaço de pão e Vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de Vocês». Eles responderam: «Está bem. Faça o que está dizendo». Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: «Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande». Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E Os atendia debaixo da árvore enquanto Eles comiam. Depois Eles perguntaram: «Onde está sua mulher, Sara?» Abraão respondeu: «Está na tenda». O Hóspede disse: «No próximo ano Eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho». Sara estava na entrada da tenda, atrás de Abraão, e ouviu isso. Ora, Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara já não tinha regras. Sara riu por dentro, pensando: «Agora que sou velha vou provar o prazer, e com um marido tão velho?» O Senhor, porém, disse a Abraão: «Por que Sara riu, dizendo: ‘Será que vou dar à luz agora que sou velha?’ Por acaso, existe alguma coisa impossível para o Senhor? Neste mesmo tempo, no próximo ano, Eu voltarei a você, e Sara já terá um filho». Sara, que estava assustada, negou: «Eu não ri». Mas Ele tornou a dizer: «Não negue, você riu». (Gn 18,1-15)
Salmo ou Hino
Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua Misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração.» (Lc 1,46-50.53-55)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só Palavra e meu empregado ficará curado. Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que O seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma Fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.» Então Jesus disse ao oficial: «Vá, e seja feito conforme você acreditou.» E nessa mesma hora o empregado do oficial ficou curado. Jesus foi para a casa de Pedro, e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. Então Jesus tocou a mão dela, e a febre a deixou. Ela se levantou, e começou a servi-los. À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua Palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.» (Mt 8,5-17)
Vivendo a Palavra
O oficial romano sabia – por sua Fé –, que Jesus era mais do que aquele corpo humano que se podia ver: nele habitava o transcendente, nele agia o Espírito de Deus, a Palavra Criadora, que não estava submetida aos limites de tempo e espaço. A cura poderia acontecer pelo simples ordenar do Mestre, sem a sua presença física junto ao servo doente; como, de fato, foi o que aconteceu!
Oração Final
Pai e Senhor nosso Deus, que Bondade tão grande a tua! Dá-nos fé, como deste àquele oficial romano. E nos dá também, Pai que tanto amamos, força e coragem para responder com nossa convivência fraterna a esse grande dom que nos ofereces – a Vida! –, proclamando ao mundo as maravilhas do teu Amor inefável. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.