meu dia em oração
Senhor, que eu bendiga o teu Nome Santo para sempre!
«Não tenham medo!» Talvez seja esta a exortação mais frequente colocada pelo Profeta nos lábios do Senhor. E, com toda certeza, o medo é o sentimento mais difundido e cruel entre os que caracterizam o nosso tempo. Isaías nos anima, lembrando que contamos com o Poder e o Cuidado Paternal do Senhor. Ele promete transformar o deserto de nossa vida em fontes e campos floridos.
1ª Leitura
Porque Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o sustento pela mão direita e lhe digo: «Não tenha medo; Eu mesmo o ajudarei». Não tenha medo, vermezinho Jacó, bichinho Israel. Eu mesmo o ajudarei – oráculo do Senhor. O seu Redentor é o Santo de Israel. Eu vou fazer de você uma debulhadora de trigo, bem afiada, nova e de muitas pontas. Você vai debulhar as montanhas até reduzi-las a pó, e converterá as colinas em palha. Você as abanará e o vento levará tudo embora, o vendaval as dispersará. E você se alegrará com o Senhor e se orgulhará do Santo de Israel. Os pobres e os indigentes buscam água, mas não a encontram; estão com a língua seca de sede. Eu mesmo, o Senhor, responderei a eles; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Pois Eu vou rasgar córregos em colinas secas, abrir fontes pelos vales; transformarei o deserto num lago e a terra seca em minas de água. No lugar do deserto colocarei cedro, acácia, mirto e oliveira; na terra seca plantarei ciprestes, olmeiros e pinheiros, para que todos vejam e saibam, reflitam e aprendam que a mão do Senhor fez isso, e quem o criou foi o Santo de Israel. (Is 41,13-20)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, meu Deus, meu Rei, e bendigo o teu Nome. Grande é o Senhor! O Senhor é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de Amor. O Senhor é bom, compassivo com todas as suas obras. O Senhor é fiel à sua Palavra, amoroso em todas as suas obras. O Senhor é justo em seus Caminhos. Ele realiza o desejo dos que O temem, ouve seu grito e os salva. Minha boca pronuncie o louvor do Senhor e todo ser vivo bendiga seu Nome Santo para sempre! (Sl 145,1.9-13ab)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus conversava com seus seguidores: «Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino do Céu sofre violência, e são os violentos que procuram tomá-lo. De fato, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês o quiserem aceitar, João é Elias que devia vir. Quem tem ouvidos, ouça.» (Mt 11,11-15)
Vivendo a Palavra
João Batista é o nome da transição entre as duas Alianças: o ‘maior entre os nascidos de mulher’ (refere-se ao Primeiro Testamento), ‘é menor do que o menor no Reino do Céu’ (aqui, já está clara a ideia do Segundo Testamento). Anunciada pelo Batista, a plenitude dos tempos chegou para nós com Jesus Cristo. O Messias nasceu em Belém. Vamos adorá-Lo!
Oração Final
Pai querido, em Ti nós confiamos! Faze-nos violentos na nossa ‘guerra santa’ – que é a conquista do teu Reino, que Jesus revelou estar dentro de nós! Anima a nossa luta contra o egoísmo, o comodismo e o apego às riquezas, ao poder e aos prazeres mundanos, para seguirmos o mesmo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, Caminho, Verdade e Vida, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.