meu dia em oração
Senhor, o teu Amor me sustenta
Em sua carta, Tiago aconselha e valoriza a paciência na hora da provação. Nós somos tentados pelos nossos próprios desejos: eles nos induzem ao pecado e este nos leva para a morte. Os dons vêm do alto, do Senhor e Pai da Luz, no qual não há fases ou períodos de mudança. Foi Ele que nos gerou.
1ª Leitura
Feliz o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. Quando tentado, que ninguém diga: «Deus está me tentando.» Porque Deus não é tentado a fazer o mal nem tenta a ninguém. Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não se enganem, meus queridos irmãos: qualquer dom precioso e qualquer dádiva perfeita vêm do alto, desce do Pai das luzes, no qual não há fases ou períodos de mudança. Por sua própria iniciativa, Ele nos gerou por meio da Palavra da Verdade, para que nos tornássemos as primeiras dentre as suas criaturas. (Tg 1,12-18)
Salmo ou Hino
Feliz o homem a quem educas e ensinas tua Lei, dando-lhe descanso. Porque o Senhor não rejeita seu povo, jamais abandona a sua herança; o justo alcançará seu direito, e os corações retos terão futuro. Senhor, quando me parece que vou tropeçar, teu Amor me sustenta. Quando minhas preocupações se multiplicam tuas consolações me alegram. (Sl 94,12-13a.14-15.18-19)
Evangelho do dia
Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca só um pão. Então Jesus lhes advertiu: «Prestem atenção e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» Os discípulos diziam entre si: «É porque não temos pão.» Mas Jesus percebeu e perguntou: «Por que vocês discutem sobre a falta de pães? Vocês ainda não entendem e nem compreendem? Estão com o coração endurecido? Vocês têm olhos e não veem, têm ouvidos e não ouvem? Não se lembram de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Doze.» Jesus perguntou: «E quando reparti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Sete.» Jesus disse: «E vocês ainda não compreendem?» (Mc 8,14-21)
Vivendo a Palavra
Ontem os fariseus pediam um sinal a Jesus. Nesta passagem, os discípulos mostram que mesmo eles ainda não haviam entendido. E nós: será que compreendemos que o cuidado que merece ser tomado é com o Reino do Pai e seu anúncio aos homens? Que tudo o mais virá por acréscimo, como garantiu o Cristo?
Oração Final
Pai Santo, infunde em nós profunda confiança em tua Providência. Que nós nos entreguemos aos teus cuidados paternais confiantes e desarmados, e partilhemos o que temos e somos com os irmãos de caminhada neste mundo, assistindo-os em suas carências e desejos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.