meu dia em oração
Senhor, meu Deus, eu me abrigo em Ti
A imagem desenhada pelo Profeta se refere ao povo de Israel sendo levado como cordeiro para o matadouro por seus inimigos. Era isso que Jeremias estava vendo. Mas, para nós, é também o retrato fiel de Jesus de Nazaré, traído pelo seu povo, sendo conduzido ao sacrifício da Cruz.
1ª Leitura
O Senhor me ensinou e me fez compreender as intrigas que eles faziam. Como um cordeiro manso eu estava sendo levado para o matadouro. Eu não percebia que eles estavam tramando contra mim, dizendo: «Vamos derrubar esta árvore enquanto está verde, vamos tirá-la da terra dos vivos, e que o seu nome nunca mais seja lembrado!» Tu, porém, Deus dos exércitos, és um Juiz justo. Tu sondas os rins e o coração. Que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois a Ti confio a minha causa. (Jr 11,18-20)
Salmo ou Hino
Senhor, meu Deus, eu me abrigo em Ti! Salva-me dos meus perseguidores! Liberta-me! Que não me apanhem, como um leão, e me estraçalhem! Julga-me, Senhor, segundo a minha inocência. Põe fim à maldade dos injustos e apoia o justo, pois Tu sondas corações e rins! Quem me protege é Deus, que salva os corações retos. Deus é um justo Juiz. (Sl 7,2-3.9b-12)
Evangelho do dia
Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta!» Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galileia? A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi?» Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele. Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus?» Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse Homem.» Então os fariseus perguntaram: «Será que Ele enganou vocês também? Vocês já viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito.» Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele faz?» Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galileia não sai Profeta.» E cada um voltou para sua casa. (Jo 7,40-53)
Vivendo a Palavra
No meio da incredulidade geral, um homem – Nicodemos – foi tocado pela Palavra de Deus. Sejamos nós, hoje, novos Nicodemos, ousando contestar a incredulidade de nossa sociedade, que está tomada pela ambição e pelo consumismo, e proclamemos como nosso Salvador o Cristo Jesus, aquele Homem simples que veio da pobre Galileia…
Oração Final
Pai querido, que és todo Amor, Luz e Esperança, nós damos Graças pelo Dom Maior que nos ofereces, o teu Filho Unigênito, a Palavra Criadora que se encarnou em Jesus de Nazaré e viveu entre nós fazendo o Bem. Ajuda-nos, Pai que amamos tanto, a segui-Lo pelos Caminhos desta terra encantada, junto com os irmãos peregrinos, rumo à tua Morada Santa. Nós pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.