meu dia em oração
Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim!
Quarenta dias depois… sempre o número quarenta! Não significa a sequência exata de dias, mas o ‘tempo necessário’ para se fazer o que precisa ser feito. No caso da leitura de hoje, a missão de explorar a terra de Canaã, que seria logo conquistada.
Salmo ou Hino
Senhor, lembra-te de mim! Nós pecamos com nossos antepassados. No Egito não compreenderam as tuas maravilhas e não confiaram no seu projeto: ardiam de ambição no deserto. Esqueceram o Deus que os salvou. Então, Ele decidiu exterminá-los, não fosse por Moisés, que intercedeu diante dele para desviar seu furor em destruí-los. (Sl 106,4a.6-7a.13-14.21-23)
1ª Leitura
Javé falou a Moisés: «Mande gente para explorar o país de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Mande um de cada tribo, e que todos sejam chefes». Quarenta dias depois, voltaram os exploradores e se apresentaram diante de Moisés, Aarão e toda a comunidade de Israel, no deserto de Farã, em Cades. Diante deles e da comunidade, fizeram seu relatório e mostraram os frutos da terra. O relatório deles foi o seguinte: «Entramos na terra aonde você nos enviou. É uma terra onde corre leite e mel, e aqui vocês podem ver os frutos dela. Mas o povo que mora no país é poderoso, e as cidades são grandes e fortificadas. Também vimos aí os filhos de Enac. Os amalecitas ocupam a região do Negueb; os heteus, amorreus e jebuseus vivem na montanha; os cananeus moram junto do mar e às margens do Jordão». Então Caleb fez o povo ficar em silêncio diante de Moisés, e falou: «Temos que subir e tomar posse dessa terra; nós podemos fazer isso». Mas os homens que haviam acompanhado Caleb replicaram: «Não podemos atacar esse povo, porque ele é mais forte do que nós». E, diante dos filhos de Israel, começaram a pôr defeitos na terra que haviam explorado: «A terra que fomos explorar é uma terra que devora seus habitantes; o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Aí nós vimos gigantes, os filhos de Enac, que são gigantes mesmo. Tanto para nós próprios, como para eles, nós parecíamos gafanhotos». Então toda a comunidade de Israel começou a gritar e berrar, e o povo se queixou a noite inteira. E Javé continuou a dizer a Moisés e Aarão: «Até quando essa comunidade perversa continuará murmurando contra mim? Ouvi os filhos de Israel se queixarem contra mim. Diga a eles: Por minha vida – oráculo de Javé – eu os tratarei conforme o que vocês me jogaram na cara. Seus cadáveres cairão neste deserto. E todos os que foram recenseados, de vinte anos para cima, e que murmuraram contra mim, não entrarão na terra onde jurei estabelecer vocês. A única exceção será Josué, filho de Nun, e Caleb, filho de Jefoné. Vocês exploraram a terra durante quarenta dias. A cada dia corresponderá um ano. Pois bem! Vocês carregarão o peso de suas faltas por quarenta anos, para que vocês saibam o que significa abandonar a mim. Eu sou Javé, e juro que vou tratar desse modo essa comunidade que se revoltou contra mim: serão consumidos neste deserto e nele morrerão». (Nm 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35)
Evangelho do dia
Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. Nisso, uma mulher cananeia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada. (Mt 15,21-28)
Vivendo a Palavra
A fé da Cananeia ajuda Jesus a compreender que sua missão era bem maior: a princípio, Ele diz «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» Ao final, reconhece: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» Nós herdamos de Jesus essa Igreja universal, onde cabemos todos, de quaisquer nações, raças ou línguas.
Oração Final
Pai Santo, é tão fácil conviver com os iguais… Mas para seguir o Mestre, precisamos ser misericordiosos, compassivos e acolhedores para com os diferentes e mesmo para com aqueles que nos querem mal. Dá-nos sabedoria e força, Pai Amado! Nós Te pedimos pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.