meu dia em oração
Senhor, felizes os que encontram em Ti a força para viver
As leituras nos mostram a evolução das manifestações do Senhor: no Êxodo, Deus se manifestava na nuvem, na tenda e na arca da aliança, objetos bem concretos; no Evangelho, o Reino do Céu, é apresentado através das parábolas de Jesus. No Reino do Céu não existem doutores; somos todos discípulos.
1ª Leitura
Moisés fez tudo conforme o Senhor lhe tinha ordenado. No dia primeiro do primeiro mês do segundo ano, construíram o santuário. Moisés construiu o santuário, colocou as bases, fixou as tábuas com as travessas, e ergueu as colunas. Estendeu a tenda sobre o santuário e colocou por cima a cobertura da tenda, conforme o Senhor lhe tinha ordenado. Colocou o documento da aliança na arca; colocou os varais na arca e a placa de ouro em cima da arca. Introduziu a arca no santuário e colocou o véu para ocultar a arca da aliança, conforme o Senhor lhe tinha ordenado. Então a nuvem cobriu a tenda da reunião, e a glória do Senhor encheu o santuário. Moisés não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem tinha pousado sobre ela e a glória do Senhor enchia o santuário. Em todas as etapas da viagem, os filhos de Israel punham-se em movimento sempre que a nuvem se elevava acima do santuário. Mas, se a nuvem não se elevava, também eles não partiam, enquanto ela não se elevasse. De dia, a nuvem de Senhor pousava sobre o santuário; e, de noite, dentro dele havia um fogo, que era visto por toda a casa de Israel, durante todo o tempo da sua viagem. (Ex 40,16-21.34-38)
Salmo ou Hino
Como são desejáveis as tuas moradas, Senhor! Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo. Felizes os que habitam em tua casa: eles Te louvam sem cessar. Felizes os que encontram em Ti a sua força: eles caminham de fortaleza em fortaleza até verem Deus em Sião. Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. (Sl 84,2-6a.8a.11)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus ensinava aos discípulos: «O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixes de todo o tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e escolhem: os peixes bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são bons. E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes. Vocês compreenderam tudo isso?» Eles responderam: «Sim.» Então Jesus acrescentou: «E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisas novas e velhas.» Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, saiu desse lugar, e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. (Mt 13,47-53)
Vivendo a Palavra
Estejamos atentos aos sinais dos tempos e às coisas novas, inspiradas pelo Espírito que o Pai nos envia; mas não desprezemos as coisas antigas – a tradição da Igreja, que foi se construindo e consolidando através dos tempos com a vida de homens e mulheres que nos precederam e transmitiram a Boa Notícia do Reino até nossos dias.
Oração Final
Pai Santo, abre nosso coração para o teu Espírito. Dá-nos discernimento para compreender os sinais dos tempos que vivemos, iluminados e guiados pela história dos irmãos que nos precederam no Caminho do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.