meu dia em oração
Senhor, faça-nos uma Igreja atenta ao clamor dos pobres
Os hebreus criaram a expectativa de um Messias glorioso, forte e poderoso que superasse o próprio Rei Davi. Mas Jesus de Nazaré surpreende: é humilde e passa a vida servindo ao próximo e fazendo o bem a todos. A carta aos hebreus busca estabelecer um paralelo entre o Cristo e a figura do sacerdote Melquisedec.
1ª Leitura
Melquisedec era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele foi ao encontro de Abraão, quando este voltava vitorioso da batalha contra os reis vizinhos. Ele abençoou Abraão, e Abraão lhe deu a décima parte de tudo. Traduzido, o nome Melquisedec significa «rei de justiça»; além disso, ele é rei de Salém, isto é, «rei de paz». Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem começo nem fim de vida como o Filho de Deus, Melquisedec permanece sacerdote para sempre. Isso fica ainda mais claro no momento em que surge, à semelhança de Melquisedec, um sacerdote diferente, que não se tornou sacerdote por causa de uma filiação humana, mas pelo poder de uma vida indestrutível. De fato, a Escritura testemunha sobre Ele: «Você é Sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec.» (Hb 7,1-3.15-17)
Salmo ou Hino
Oráculo de Deus Pai ao meu Senhor: «Sente-se à minha direita, e Eu farei de seus inimigos o estrado de seus pés». Desde Sião, Deus estenderá o poder do seu cetro. «Você é Príncipe desde o seu nascimento. Eu mesmo O gerei, como orvalho, antes da aurora». Deus jurou e jamais desmentirá: «Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec». (Sl 110,1-4)
Evangelho do dia
Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com a mão seca. Havia aí algumas pessoas espiando, para verem se Jesus ia curá-lo em dia de sábado, e assim poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: «Levante-se e fique no meio.» Depois perguntou aos outros: «O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?» Mas eles não disseram nada. Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração. Depois disse ao homem: «Estenda a mão.» O homem estendeu a mão e ela ficou boa. Logo depois, os fariseus saíram da sinagoga e, junto com alguns do partido de Herodes, faziam um plano para matar Jesus. (Mc 3,1-6)
Vivendo a Palavra
Antes de curá-lo, o Mestre resgata a dignidade do pobre doente, que estava obrigado a calar-se e se esconder pelos cantos da casa. Jesus lhe autoriza: «Levante-se e fique no meio!» O respeito ao irmão deve acompanhar o cuidado que lhe dispensarmos quando anunciamos que o Reino do Pai Misericordioso está bem próximo: Ele está dentro de nós!
Oração Final
Pai Santo, que por teu Filho Unigênito, feito humano em Jesus de Nazaré, ensinaste o trato gentil e carinhoso com os irmãos – todos eles e, de forma especial, os discriminados pela sociedade –, faze-nos uma Igreja misericordiosa e atenta ao clamor dos pobres. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.