meu dia em oração
Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa
Ainda que prevendo derramamento de sangue em Jerusalém, o Profeta afirma que haverá sobreviventes e, para estes, o Senhor será motivo de honra e glória. Eles serão chamados santos e serão protegidos dia e noite pela nuvem que será como uma tenda para guardá-los contra o calor do dia, um abrigo para se esconder dos temporais e da chuva.
1ª Leitura
Nesse dia, o que o Senhor fizer brotar será honra e glória, fruto da terra, motivo de orgulho e esplendor para os sobreviventes de Israel. Aqueles que tiverem ficado em Sião e os sobreviventes de Jerusalém serão chamados santos: todos os que estiverem marcados para permanecerem vivos em Jerusalém. Quando o Senhor tiver lavado a sujeira das mulheres de Sião e limpado o sangue que foi derramado dentro de Jerusalém, com vento justiceiro e sopro abrasador, então o Senhor criará, em toda a área do monte Sião e sobre toda a assembleia do povo, uma nuvem de dia, como fumaça brilhante, e à noite um fogo chamejante. Pois a glória do Senhor será semelhante a uma cobertura sobre todas as coisas, será uma tenda a proteger contra o calor do dia, um abrigo para a gente se esconder dos temporais e da chuva. (Is 4,2-6)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Para ela sobem as tribos do Senhor, para celebrar o Nome do Senhor. Aí estão os tribunais da Justiça, no palácio de Davi. Por meus irmãos e meus amigos, eu digo: «A Paz esteja com você!» Pela casa do Senhor, desejo todo o bem a você. (Sl 122,1-9)
Evangelho do dia
Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma Palavra e meu empregado ficará curado. Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que O seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. (Mt 8,5-11)
Vivendo a Palavra
O oficial romano reconhecia que sua patente militar lhe conferia um poder superior às próprias forças e sua fé lhe dizia que naquele homem – Jesus de Nazaré – estava encarnada a Palavra de Deus, o Verbo Criador e, por isto, era possível a cura do seu empregado por um poder superior – a ‘Palavra de Deus’ – ainda que sem a presença física do Mestre.
Oração Final
Pai Santo, nós cremos, mas aumenta a nossa fé! Não leves em consideração a pequenez e a fragilidade do nosso acreditar, mas a grande vontade de ouvir, acolher e seguir os ensinamentos e a vida do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.