meu dia em oração
Senhor, eu me abrigo em Ti. Sejas Tu a minha rocha de refúgio
A leitura é do ‘Segundo Isaías’ – são escritos dos tempos dolorosos do exílio na Babilônia. Apesar da humilhação que sofria Israel, o Profeta anuncia que o Enviado do Senhor não viria para a libertação de um povo, mas seria Luz para todas as nações, até os confins da terra.
1ª Leitura
Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e o Senhor me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e Ele pronunciou o meu nome. Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua Mão; Ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e Eu me orgulho de você». Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era o Senhor; o meu pagamento estava na mão de Deus». Agora fala o Senhor, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para Ele. (Serei glorificado aos olhos do Senhor; Deus é a minha força.) Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma Luz para as Nações, para que a minha Salvação chegue até os confins da Terra». (Is 49,1-6)
Salmo ou Hino
Senhor, eu me abrigo em Ti: que eu nunca fique envergonhado! Sejas Tu a minha Rocha de refúgio! Meu Deus, liberta-me da mão do injusto; pois Tu és a minha esperança desde a juventude. Já no ventre materno eu me apoiava em Ti, e Tu me sustentavas. Minha boca vai contar a tua Justiça. Ó Deus, Tu me instruíste, e eu anuncio as tuas maravilhas. (Sl 71,1-4a.5-6b.15.17)
Evangelho do dia
Depois de ter lavado os pés dos apóstolos e revelado o sentido daquilo que fizera, Jesus ficou profundamente comovido e disse com toda a clareza: «Eu garanto que um de vocês vai Me trair.» Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, aquele que Jesus amava, estava à mesa ao lado de Jesus. Simão Pedro fez um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então o discípulo se inclinou sobre o peito de Jesus e perguntou: «Senhor, de quem estás falando?» Jesus respondeu: «É aquele a quem vou dar o pedaço de pão que estou umedecendo no molho.» Então Jesus pegou um pedaço de pão, molhou-o e o deu para Judas Iscariotes, filho de Simão. Nesse momento, depois do pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: «O que você pretende fazer, faça logo.» Ninguém aí presente compreendeu porque Jesus disse isso. Como Judas era o responsável pela bolsa comum, alguns discípulos pensaram que Jesus o tinha mandado comprar o necessário para a festa ou dar alguma coisa aos pobres. Judas pegou o pedaço de pão e saiu imediatamente. Era noite. Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: «Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. Deus O glorificará em Si mesmo, e O glorificará logo. Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão Me procurar, e Eu digo agora a vocês o que Eu já disse aos judeus: para onde Eu vou, vocês não podem ir. Simão Pedro perguntou: «Senhor, para onde vais?» Jesus respondeu: «Para onde Eu vou, você não pode Me seguir. Você Me seguirá mais tarde.» Pedro disse: «Senhor, por que não posso seguir-Te agora? Eu daria a minha própria vida por Ti.» Jesus respondeu: «Você daria a vida por Mim? Eu lhe garanto: antes que o galo cante, você Me negará três vezes.» (Jo 13,21-33.36-38)
Vivendo a Palavra
Um conjunto de discípulos frágeis, havia até um traidor entre eles. E Jesus sabia: era com seres humanos modestos como nós – e não com Anjos – que Ele edificava a sua Igreja. A única regra a ser seguida é que nos amemos como Ele amou, entregando sua Vida para a cura e libertação de todos. Vamos nos revestir de gratidão para seguir o Mestre até o Calvário e chegar com Ele à Ressurreição!
Oração Final
Pai, que amamos e és nossa Fonte de Luz, duas coisas nós pedimos: humildade para reconhecer que somos pecadores e gratidão por sabermos que Tu és misericordioso e nos perdoas. Dá-nos força para seguir ao teu Filho Unigênito, o Cristo que se fez homem, viveu entre nós fazendo o Bem, foi rejeitado, sofreu e morreu, mas Tu O ressuscitaste. E hoje, vivo, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.