meu dia em oração
Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé!
A leitura de hoje é um mergulho saboroso na Sabedoria do povo hebreu. O Espírito enche o universo. Uma exaltação à Justiça que governa o mundo, à busca sincera do Senhor – Ele mesmo, que Se deixa encontrar pelos que O procuram, fugindo dos pensamentos insensatos, das fraudes e do pecado.
1ª Leitura
Amem a Justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e O procurem de coração sincero. Pois Ele Se deixa encontrar por aqueles que não O tentam, e Se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele. Os pensamentos tortuosos separam de Deus, e o poder dele, posto à prova, confunde os insensatos. A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado. O espírito santo, que educa, foge da fraude e se afasta dos pensamentos insensatos, é expulso quando sobrevém a injustiça. A Sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa impune quem blasfema com os lábios, porque Deus é testemunha de seus sentimentos, observa de fato a sua consciência e ouve as palavras de sua boca. O espírito do Senhor enche o universo, dá consistência a todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz. (Sb 1,1-7)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. Examinas meu andar e meu deitar, meus caminhos todos são familiares a Ti. A palavra ainda não me chegou à língua, e Tu, Senhor, a conheces inteira. Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão. É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! Para onde irei, longe do teu Sopro? Para onde fugirei, longe da tua Presença? Se subo ao céu, Tu aí estás. Se me deito no abismo, aí Te encontro. Se levanto voo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, aí me alcançará tua esquerda, e tua direita me sustentará. Conduze-me pelo caminho eterno. (Sl 139,1-10.24b)
Evangelho do dia
Jesus disse a seus discípulos: «É inevitável que aconteçam escândalos, mas, ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestem atenção! Se o seu irmão peca contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe. Se ele pecar contra você sete vezes num só dia e sete vezes vier a você, dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-lo.» Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» O Senhor respondeu: «Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.» (Lc 17,1-6)
Vivendo a Palavra
O Evangelho nos adverte sobre escândalos que podemos produzir perante os pequeninos. Como discípulos de Jesus, nós devemos ser testemunhas vivas do Amor entre os homens, que se manifesta de maneira privilegiada no perdão sem limites concedido aos que peregrinam neste bonito planeta jardim, a nós emprestado para preservação, usufruto e partilha.
Oração Final
Pai Santo, aumenta a nossa fé! Ela é tão pequenina… Faze-nos testemunhas do teu Amor, vivendo-O e O partilhando entre os irmãos; exercitando o perdão por vezes sem limites; acolhendo-os, cuidando com atenção e carinho de suas carências e desejos. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.