meu dia em oração
Senhor, esteja sobre nós teu Amor, como está em Ti a nossa Esperança
O Espírito Santo encoraja os apóstolos ao anúncio do Reino de Deus. Hoje, Pedro, sem medo, de pé e em alta voz (para ser visto e escutado), proclama que Jesus de Nazaré – aquele mesmo Galileu que foi crucificado pelos romanos com a conivência de todo o povo… – é o Nosso Senhor, o Cristo anunciado pelos Profetas. Nascia a Igreja.
1ª Leitura
«Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês crucificaram.» Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: «Irmãos, o que devemos fazer?» Pedro respondeu: «Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar.» Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: «Salvem-se dessa gente corrompida.» Os que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas. (At 2,36-41)
Salmo ou Hino
A Palavra do Senhor é reta, e sua Obra é Verdade. Ele ama a Justiça, o Direito, e o Amor do Senhor enche a terra. Ele cuida daqueles que O temem, dos que esperam por seu Amor, para livrá-los da morte e fazê-los viver. Quanto a nós, esperamos pelo Senhor. Ele é nosso auxílio e escudo. Senhor, esteja sobre nós teu Amor, como está em Ti a nossa Esperança. (Sl 33,4-5.18-20.22)
Evangelho do dia
Maria Madalena tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o Corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: «Mulher, por que você está chorando?» Ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde O colocaram.» Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Ele. E Jesus perguntou: «Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?» Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: «Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde O colocou, e eu irei buscá-Lo.» Então Jesus disse: «Maria!» Ela virou-se e exclamou em hebraico: «Rabuni!» (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: «Não Me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.’» Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Eu vi o Senhor.» E contou o que Jesus tinha dito. (Jo 20,11-18)
Vivendo a Palavra
Assim como Madalena, também nós procuramos o Ressuscitado no túmulo – onde Ele certamente não está! Poderíamos encontrá-lo nos jardineiros que cruzam nossos caminhos, mas nós não sabemos reconhecê-lo. Ele está, também, dentro de nós, trazendo os sinais do Reino do Pai, onde esperamos um dia viver em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos um novo olhar – puro e simples, como o das crianças – que seja capaz de ver além das aparências a tua Presença Paternal neste Universo encantado que crias constantemente, e nos homens e mulheres que nos dás como irmãos peregrinos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.