meu dia em oração
Senhor, dize ao Verbo e meu servo será curado
A visão de Isaías ilumina a história: caminhamos para o final dos tempos, para o Reino do Pai, que julgará as nações. Não haverá mais guerras; de Sião sairá a Lei e, de Jerusalém, a Palavra do Senhor. Os filhos de Jacó caminharão à luz do Senhor.
1ª Leitura
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém: No final dos tempos, o monte do Templo de Javé estará firmemente plantado no mais alto dos montes, e será mais alto que as colinas. Para lá correrão todas as nações. Para lá irão muitos povos, dizendo: «Venham! Vamos subir à montanha de Javé, vamos ao Templo do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos, e possamos caminhar em suas veredas». Pois de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de Javé. Então ele julgará as nações e será o árbitro de povos numerosos. De suas espadas eles fabricarão enxadas, e de suas lanças farão foices. Nenhuma nação pegará em armas contra outra, e ninguém mais vai se treinar para a guerra. Venha, casa de Jacó: vamos caminhar à luz de Javé. (Is 2,1-5)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Para ela sobem as tribos do Senhor. Desejem a paz para Jerusalém: «Vivam seguros os que amam você, haja paz dentro de seus muros e segurança em seus palácios!» Por meus irmãos e amigos, eu digo: «A paz esteja com você!» (Sl 122,1-9)
Evangelho do dia
Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó.» (Mt 8,5-11)
Vivendo a Palavra
A fé do oficial romano o iniciou no Mistério de Jesus Cristo – verdadeiro Homem e verdadeiro Deus. Bastaria que Jesus – humano e sujeito aos limites do espaço e do tempo – manifestasse o seu desejo ao Verbo de Deus que habitava nele – todo-poderoso e onipresente –, para que o servo fosse curado. O oficial acreditou e o sinal se realizou!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e humildade para nos apaixonarmos pelo Mistério do Cristo Jesus. Que nós, dia e noite, sigamos o seu exemplo pelos caminhos deste mundo; e Ele, que viveu fazendo o bem a todos, inspire-nos no cuidado devido aos companheiros de jornada. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.