meu dia em oração
Senhor Deus, nós cremos, mas aumenta a nossa fé
Na sua carta, Paulo mostra aos tessalonicenses como deve ser o procedimento de um missionário. No Evangelho, Jesus condena a conduta dos doutores da Lei e fariseus, a quem faltavam essas qualidades, que o Apóstolo, anos depois, viria a recomendar aos discípulos.
1ª Leitura
Irmãos, vocês ainda se lembram dos nossos trabalhos e fadigas. Pregamos o Evangelho a vocês trabalhando de noite e de dia, a fim de não sermos de peso para ninguém. Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam. Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos. Nós exortamos, encorajamos e admoestamos vocês a viverem de modo digno de Deus, que os chama para o seu Reino e glória. O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos, vocês a acolheram não como palavra humana, mas como Ela realmente é, Palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam. (1Ts 2,9-13)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu me sondas e conheces. Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei, longe da tua presença? Se subo ao céu, Tu aí estás. Se me deito no abismo, aí Te encontro. Se levanto voo para as margens da aurora, se emigro para o mar, aí me alcançará tua esquerda, e tua direita me sustentará. As trevas não são trevas para Ti, e a noite é clara como o dia. (Sl 139,1a.7-12)
Evangelho do dia
Jesus continuou avisando: «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês constroem sepulcros para os profetas, e enfeitam os túmulos dos justos, e dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas. Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês!» (Mt 23,27-32)
Vivendo a Palavra
Celebrando hoje a festa de Santo Agostinho, nós sentimos como a condenação de Jesus aos doutores da Lei e fariseus orientou sua caminhada de conversão: Agostinho procurou viver o amor de forma cada vez mais transparente e é, para nós, Igreja de Jesus, exemplo de como vencer a hipocrisia do mundo.
Oração Final
Pai Santo, nós cremos, mas aumenta a nossa fé! Ensina-nos a proclamá-la aos companheiros peregrinos através de palavras modestas, sábias e, sobretudo, pelo testemunho de uma vida sóbria e coerente com o caminho trilhado pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.