meu dia em oração
Senhor, dai-nos alegria e coragem para anunciá-lo ao mundo
A leitura do Livro do Êxodo mostra o valor da oração de interseção: o povo abandonara o Senhor e adorava o bezerro de ouro que havia construído com suas próprias mãos. O Senhor manifesta sua ira, mas, diante do pedido de Moisés, “arrepende-se do castigo com o qual havia ameaçado”.
1ª Leitura
O Senhor disse a Moisés: «Vá! Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. Desviaram-se logo do caminho que Eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: ‘Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito’.» E o Senhor continuou: «Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura. Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra eles, até consumi-los. E de você, Eu farei uma grande nação». Então Moisés suplicou ao Senhor, seu Deus, dizendo: «Senhor, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? Por que os egípcios haveriam de dizer: ‘Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra’? Desiste do incêndio de tua ira e volta atrás do castigo que pretendias impor ao teu povo. Lembra-Te dos teus servos Abraão, Isaac e Israel, aos quais juraste por Ti mesmo, dizendo: ‘Eu multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda a terra que lhes prometi, Eu a darei aos filhos de vocês, para que a possuam para sempre’». Então o Senhor se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo. (Ex 32,7-14)
Salmo ou Hino
Senhor, lembra-te de mim. Em Horeb fabricaram um novilho, adoraram um ídolo de metal. Eles trocaram sua Glória pela imagem de um touro. Esqueceram o Deus que os salvou, realizando prodígios no Egito, coisas terríveis junto ao mar Vermelho. Então Ele decidiu exterminá-los, não fosse por Moisés, seu escolhido, que intercedeu diante dele. (Sl 106,4a.19-23)
Evangelho do dia
E Jesus continuou: «Se Eu dou testemunho de Mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há outro que dá testemunho de Mim, e Eu sei que o testemunho que ele dá de Mim é válido. Vocês mandaram mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu não preciso de testemunho de um homem, mas falo isso para que vocês sejam salvos. João era uma lâmpada que estava acesa e iluminava. Vocês quiseram se alegrar com sua luz. Mas Eu tenho um testemunho maior que o de João: são as obras que o Pai Me concedeu realizar. As obras que Eu faço dão testemunho de Mim, mostrando que o Pai Me enviou. E o Pai que Me enviou deu testemunho a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua Face. Desse modo, a Palavra dele não permanece em vocês, porque vocês não acreditam naquele que Ele enviou. Vocês vivem estudando as Escrituras, pensando que vão encontrar nelas a Vida Eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de Mim. Mas vocês não querem vir a Mim para terem a Vida Eterna. Eu não aceito elogios dos homens. Quanto a vocês, eu já os conheço muito bem: o amor de Deus não está dentro de vocês. Eu vim em nome do meu Pai, e vocês não Me receberam. Mas, se outro vem em seu próprio nome, vocês o receberão. Como é que vocês poderão acreditar, se vivem elogiando uns aos outros, e não buscam a glória que vem do Deus único? Não pensem que Eu vou acusar vocês diante do Pai. Já existe alguém que os acusa: é Moisés, no qual vocês põem sua esperança. Se vocês acreditassem mesmo em Moisés, também acreditariam em Mim, porque foi a respeito de Mim que Moisés escreveu. Mas, se vocês não acreditam naquilo que ele escreveu, como irão acreditar nas minhas palavras?» (Jo 5,31-47)
Vivendo a Palavra
Para os filhos de Israel, o Pai dava testemunho do Filho através das obras que realizava. Para nós, o sinal definitivo é a sua ressurreição. Crer que o Pai está no Filho, o Filho está no Pai e os dois estão em nós é o caminho seguro para, desde agora, vivermos os sinais da Vida Eterna, que um dia será plena, no Reino do nosso tão amado Pai.
Oração Final
Pai Santo, ainda que não possamos compreender o Mistério da Encarnação do teu Filho Unigênito, que o Espírito Santo nos faça agradecidos por esse teu Dom inefável, e nos dê alegria e coragem para anunciá-lo ao Mundo. Nós Te pedimos, amado Pai, pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.