meu dia em oração
«Senhor, dá-nos sempre desse pão.»
Israel murmurou: «Vocês nos trouxeram ao deserto para morrer de fome!» O Senhor disse a Moisés: «Farei chover pão do céu». Quando a camada de orvalho se evaporou, apareceram pequenos flocos. Os filhos de Israel perguntaram: «Maná!» (Que significa: «O que é isso?») (Ex 16,2-4.12-15)
1ª Leitura
Portanto, em nome do Senhor, digo e recomendo a vocês: não vivam como os pagãos, cuja mente é vazia. Não foi assim que vocês aprenderam a conhecer Cristo, se é que de fato vocês lhe deram ouvidos e se foram mesmo instruídos segundo a verdade que há em Jesus. Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade. (Ef 4,17.20-24)
Salmo ou Hino
O que nós ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, nós o contaremos à geração futura: o louvor do Senhor, seu poder e as maravilhas que realizou. Ele abriu as comportas do céu: fez chover sobre eles o maná. O homem comeu pão dos anjos, Deus mandou-lhes provisões. Introduziu-os até a montanha que sua direita conquistara. (Sl 78,3-4.23-25.54)
Evangelho do dia
Quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam aí, as pessoas subiram nas barcas e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Quando encontraram Jesus no outro lado do lago, perguntaram: «Rabi, quando chegaste aqui?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo.» Então eles perguntaram: «O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?» Jesus respondeu: «A obra de Deus é que vocês acreditem naquele que ele enviou.» Eles perguntaram: «Que sinal realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Qual é a tua obra? Nossos pais comeram o maná no deserto, como diz a Escritura: ‘Ele deu-lhes um pão que veio do céu’.» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: Moisés não deu para vocês o pão que veio do céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro pão que vem do céu, porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.» Então eles pediram: «Senhor, dá-nos sempre desse pão.» Jesus disse: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.» (Jo 6,24-35)
Vivendo a Palavra
A obra de Deus é acreditar naquele que Ele enviou. Mas acreditar não é mero sentimentalismo, nem afirmações, mesmo que categóricas: acreditar é ‘dar o coração’, é viver seguindo o Enviado do Pai e, portanto, é cuidar com amor dos irmãos de caminhada nesta terra. Para isto, precisamos nos alimentar do Cristo, o Pão Vivo que desce do Céu e dá Vida ao mundo.
Oração Final
Pai Santo, não deixe que nos falte o Pão de tua Palavra, nem o Pão da tua Presença, menos ainda o Pão Vivo que nos enviaste, o Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez humano como nós, viveu fazendo o bem a todos e, embora inocente, foi condenado e morto pelos poderosos, mas, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.