meu dia em oração
Senhor, dá-nos sabedoria para não julgarmos nossos irmãos
<Introdução>
O forno prova os vasos do oleiro; a prova do homem está no seu raciocínio. O fruto da árvore mostra como ela foi cultivada, e a palavra revela o íntimo do homem. Nunca elogie um homem antes que ele fale, porque o falar prova quem são as pessoas. Se você procura a justiça, certamente a encontrará, e se revestirá dela como roupa de festa. (Eclo 27,5-8)
1ª Leitura
Portanto, quando este ser corruptível for revestido da incorruptibilidade e este ser mortal foi revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura: «A morte foi engolida pela vitória. Morte, onde está a sua vitória? Morte, onde está o seu ferrão?» O ferrão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças sejam dadas a Deus, que dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, queridos irmãos, sejam firmes e inabaláveis; façam continuamente progressos na obra do Senhor, sabendo que a fadiga de vocês não é inútil no Senhor (1Cor15,54-58).
Salmo ou Hino
É bom agradecer ao Senhor e tocar para o teu Nome, ó Altíssimo; anunciar pela manhã o teu Amor e tua Fidelidade pela noite. O justo brota como palmeira, cresce como cedro do Líbano: plantado na casa do Senhor, brota nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice dará fruto viçoso e frondoso para anunciar que o Senhor é reto, e que na minha Rocha não há injustiça (Sl 92,2-3.13-16).
Evangelho do dia
Jesus contou uma parábola aos discípulos: «Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Nenhum discípulo é maior do que o mestre; e todo discípulo bem formado será como o seu mestre. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você não vê a trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem, para tirar o cisco do olho do seu irmão. Não existe árvore boa que dê frutos ruins nem árvore ruim que dê frutos bons; porque toda árvore é conhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem se apanham uvas de plantas espinhosas. O Homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más, porque a boca fala daquilo que o coração está cheio» (Lc 6,39-45).
Vivendo a Palavra
Didática e carinhosamente, Jesus de Nazaré ensina a seus discípulos – que hoje somos nós! – o melhor jeito de aperfeiçoar a nossa comunidade: é nos tornarmos melhores a cada dia, é entrarmos no processo de conversão que terá a duração da nossa vida. Tirando a trave que embaça a nossa vista, seremos testemunhas do Amor com que somos amados pelo Pai e na nossa caminhada levaremos conosco os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para não nos compararmos e nem nos considerarmos melhores do que os homens e mulheres que nos são próximos. Que não tenhamos a pretensão de condenar ninguém, nem mesmo de fazer julgamentos. Que nossos esforços sejam centrados no seguimento do Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.