meu dia em oração
Senhor, dá-nos Sabedoria e coragem para viver a nossa vocação
Terminamos hoje nosso passeio pelo livro Eclesiástico, com o belíssimo hino à Sabedoria. É um texto para ser relido e saboreado longamente, sem pressa, penetrando nas entrelinhas e no sentido de cada uma de suas palavras. E, depois de lido, deve ser gravado no coração.
1ª Leitura
Com a Sabedoria fiz progressos, e por isso vou agradecer a quem me concedeu a Sabedoria. Sim, eu resolvi colocá-la em prática, e procurei ardentemente o Bem, e não serei confundido. Minha alma lutou para possuir a Sabedoria e observei atentamente a Lei. Estendi minhas mãos para o alto, deplorando a minha ignorância. Para ela dirigi o meu desejo, e a encontrei na pureza. Com ela, desde o princípio, adquiri inteligência, e por isso não serei abandonado. Minhas entranhas se comoveram quando eu a procurava, e por isso adquiri um Bem precioso. Como recompensa, o Senhor me deu língua e, com ela, eu O louvarei. Aproximem-se de mim, vocês que não têm instrução, e entrem para a minha escola. Por que vocês pretendem privar-se dessas coisas, quando a alma de vocês tem sede delas? Abro a boca e proclamo: «Comprem a Sabedoria sem dinheiro. Coloquem o pescoço debaixo do seu jugo e acolham a sua instrução. Ela está próxima, e pode ser encontrada. Vejam com seus próprios olhos como trabalhei pouco, e acabei encontrando profundo repouso.» (Eclo 51,17-27)
Salmo ou Hino
A Lei do Senhor é perfeita, um Descanso para a alma. Os Preceitos do Senhor são retos, Alegria para o coração. O Mandamento do Senhor é transparente, é Luz para os olhos. O Temor do Senhor é puro e estável. As Decisões do Senhor são verdadeiras e justas. São mais desejáveis do que ouro, do que ouro refinado. São mais doces que o mel, que vai escorrendo dos favos. (Sl 19B,8-11)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Jesus estava andando no Templo. E os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os anciãos se aproximaram dele. Perguntaram: «Com que autoridade fazes tais coisas? Quem Te deu autoridade para fazer isso?» Jesus respondeu: «Vou fazer uma só pergunta. Respondam-Me, e Eu direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondam-Me.» Eles comentavam entre si: «Se respondemos que vinha do céu, Ele vai dizer: ‘Então, por que vocês não acreditaram em João?’ Devemos então dizer que vinha dos homens?» Mas eles tinham medo da multidão, porque todos consideravam João como verdadeiro Profeta. Então eles responderam a Jesus: «Não sabemos.» E Jesus disse: «Pois Eu também não vou dizer a vocês com que autoridade faço essas coisas.» (Mc 11,27-33)
Vivendo a Palavra
Jesus é a encarnação da Sabedoria decantada na leitura do dia. É uma síntese de mansidão e firmeza em suas relações com as diferentes realidades. Também nós, que nos dizemos seus discípulos missionários, devemos ser assim, esquecendo o nosso ego e nos deixando guiar pelo Espírito Santo que nos foi dado e nos habita.
Oração Final
Pai amado, que és rico em Misericórdia, Tu nos fizeste e nós somos teus! Dá-nos Sabedoria e coragem para viver a nossa vocação. Queremos proclamar diante do mundo o teu Amor de Pai que tem entranhas Maternais e Te agradecemos porque nos deste o próprio Filho, o Cristo, encarnado em Jesus de Nazaré. Por Ele, que entregou a sua vida para nos libertar da escravidão do pecado e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.