meu dia em oração
Senhor, dá-nos sabedoria e coragem para escolher o caminho da Vida
Ouvimos hoje um texto clássico do Deuteronômio: os Dois Caminhos propostos por Deus para o seu povo. Deve ser acolhido atentamente por nós, hoje: o Criador – que é Pai Misericordioso – nos oferece este dia para ser vivido intensamente. Podemos optar por seguir uma das alternativas: a Vida ou a Morte. Que diremos?
1ª Leitura
Veja bem: hoje estou colocando diante de você a Vida e a felicidade, a Morte e a desgraça. Se você obedecer aos Mandamentos do Senhor seu Deus, que eu hoje lhe ordeno, amando a seu Deus, andando em seus Caminhos e observando os seus Mandamentos, Estatutos e Normas, você viverá e se multiplicará. O Senhor seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela. Todavia, se o seu coração se desviar e você não obedecer, se você se deixar seduzir, adorar e servir a outros deuses, eu hoje lhe declaro: é certo que você perecerá! Você não prolongará seus dias sobre a terra, onde está entrando, ao atravessar o Jordão, para dela tomar posse. Hoje, tomo o Céu e a terra como testemunhas contra você: eu lhe propus a Vida ou a Morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a Vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando ao Senhor seu Deus, obedecendo-Lhe e se apegando a Ele, porque Ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias. Desse modo você poderá habitar sobre a terra que o Senhor jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaac e Jacó». (Dt 30,15-20)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na Lei do Senhor e A medita dia e noite. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. (Sl 1,1-4.6;39,5a)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, Jesus acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de Mim, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo?» (Lc 9,22-25)
Vivendo a Palavra
Seguir a Jesus não é se amoldar docilmente aos critérios da sociedade egoísta em que vivemos, mas é buscar cristianizá-la, fazendo com que nela germinem e apareçam os sinais do Reino de Deus. Isto não acontecerá sem que nós, discípulos do Mestre, soframos perseguições e condenações. Essa é a nossa Cruz, que devemos assumir e carregar pela vida afora, seguindo a Jesus.
Oração Final
Pai que tanto amamos, nós confiamos em Ti! Dá-nos sabedoria e coragem para escolher o caminho da Vida. Ajuda-nos a fazer a opção pelo seguimento a Jesus, o Mestre de Nazaré, mesmo conscientes dos obstáculos que serão colocados à nossa frente. Faze-nos, amado Pai, testemunhas fiéis do teu Reinado de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.