meu dia em oração
Senhor, dá-nos força para fazer o bem que queremos
Na sua Carta aos Romanos o apóstolo Paulo fala da luta interior entre o Bem e o Mal. O Espírito nos inspira, mas os instintos egoístas resistem. O caminho para a libertação da escravidão que leva à morte é o seguimento de Jesus de Nazaré, o Cristo, Filho de Deus, que nos conduz à Vida.
1ª Leitura
Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim. Assim, encontro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, acabo encontrando o mal. No meu íntimo, eu amo a lei de Deus; mas percebo em meus membros outra lei que luta contra a lei da minha razão e que me torna escravo da lei do pecado que está nos meus membros. Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. (Rm 7,18-25a)
Salmo ou Hino
Ensina-me o bom senso e o saber, pois eu creio nos teus mandamentos. Antes de sofrer, eu me desviava; agora eu observo a tua promessa. Tu és bom: ensina-me os teus estatutos. Que o teu Amor seja a minha consolação, conforme a tua promessa! Que a tua misericórdia venha até mim, e eu viverei, pois a tua vontade é a minha delícia. (Sl 119,66.68.76-77.93-94)
Evangelho do dia
Jesus também falou assim às multidões: «Quando vocês vêem uma nuvem vinda do ocidente, vocês logo dizem que vem chuva; e assim acontece. Quando vocês sentem soprar o vento do sul, vocês dizem que vai fazer calor; e assim acontece. Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? Quando, pois, você está para se apresentar com seu adversário diante do magistrado, procure resolver o caso com o adversário enquanto estão a caminho, senão este o levará ao juiz, e o juiz entregará você ao guarda, e o guarda o jogará na cadeia. Eu digo: daí você não sairá, enquanto não pagar o último centavo.» (Lc 12,54-59)
Vivendo a Palavra
O Mestre quer nos lembrar que o Pai Se manifesta a nós de forma criativa e variada. Podemos percebê-Lo, por exemplo, através da natureza, da história, dos nossos irmãos, dos sinais dos tempos, da Igreja e das Sagradas Escrituras. Mas, em todos os casos, é preciso que estejamos sintonizados com Ele, abertos à Sua Palavra Criadora – que é o Cristo Jesus, o Filho Unigênito.
Oração Final
Pai Santo, que os nossos corações saibam ouvir a Palavra portadora de tua Mensagem de Amor, além dos limites impostos pela nossa pobre inteligência. O Espírito nos ajude a discernir a tua Vontade e nos dê forças para vivê-la nas relações existenciais com o próximo, com a Natureza, com nossos próprios limites e, sobretudo, contigo, amado Pai. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.