meu dia em oração
Senhor, dá-nos força e coragem para viver a Lei do Amor
No contexto da leitura, o apóstolo Paulo dizia aos romanos que é o Espírito Santo quem nos faz filhos de Deus e derrama o Amor nos nossos corações. Como Judeu, ele lamenta por seu povo que, sendo filho da Promessa, não aceitou a libertação de Jesus de Nazaré, o Cristo encarnado.
1ª Leitura
Digo a verdade em Cristo, não minto, e disso me dá testemunho a minha consciência pelo Espírito Santo: tenho uma grande dor e um contínuo sofrimento no coração. Sim, eu gostaria de ser amaldiçoado e separado de Cristo em favor dos meus irmãos de raça e sangue. Eles são israelitas e possuem a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas e deles nasceu Cristo segundo a condição humana, que está acima de tudo. Deus seja bendito para sempre. Amém. (Rm 9,1-5)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos de você em seu seio. Colocou paz em suas fronteiras, saciou você com a flor do trigo. Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente. Ele anuncia sua palavra a Jacó. Com nação nenhuma agiu desse modo. Aleluia! (Sl 147B 12-15.19-20)
Evangelho do dia
Num dia de sábado aconteceu que Jesus foi comer em casa de um dos chefes dos fariseus, que o observavam. Havia um homem hidrópico diante de Jesus. Tomando a palavra, Jesus falou aos especialistas em leis e aos fariseus: «A Lei permite ou não permite curar em dia de sábado?» Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois disse a eles: «Se alguém de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tiraria logo, mesmo em dia de sábado?» E eles não foram capazes de responder a isso. (Lc 14,1-6)
Vivendo a Palavra
O apego à letra da Lei perpassa as leituras de hoje. Acontece, ainda, conosco: não temos coragem de assumir o Espírito que nos diz simplesmente que amemos a Deus e aos irmãos, mas nos sujeitarmos às minúcias e filigranas de normas e regulamentos, na ilusão de estarmos trilhando o caminho da santidade.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a ousadia de tornar viva em nossa existência a Lei do Amor. Que nós acolhamos o teu Espírito; que Ele recolha os nossos fragmentos e restaure a nossa unidade pessoal, libertando-nos de interesses menores, e nos dê forças para nos doarmos inteiros aos irmãos da caminhada. Por Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.