meu dia em oração
Senhor, ajuda-nos a viver no Amor a preciosa Vida que nos ofereces
Jesus mostra sua liberdade diante das prescrições legais que determinavam as atividades no sábado. Mas sua transgressão não é para diminuir a Lei, e sim para ressaltar a dignidade do ser humano. Esta foi a escala de valores estabelecida pelo Mestre. Cabe a nós, que desejamos ser seus seguidores, vivê-la com os mesmos objetivo e liberdade!
1ª Leitura
Nessa ocasião, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, foi visitá-lo e lhe disse: «Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa porque você vai morrer, não vai escapar». Então Ezequias virou o rosto para a parede e fez esta prece ao Senhor: «Ah! Senhor! Não te esqueças: eu procurei sempre andar na tua presença com toda a fidelidade, de coração limpo, e procurei sempre fazer o que era bom aos teus olhos». E Ezequias começou a chorar convulsivamente. Então, a palavra do Senhor veio a Isaías com esta mensagem: «Vá falar a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi a sua oração, e vi as suas lágrimas. Eu vou aumentar em quinze anos a duração de sua vida. Vou também livrar a você e a esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu mesmo vou proteger esta cidade». Isaías ordenou: «Tragam um emplastro de figos e o coloquem sobre a ferida, para que ele recupere a saúde». (Is 38,1-6.21-22)
Salmo ou Hino
Eu dizia: «Bem no meio da minha vida, eu me vou; pelo resto dos meus anos, ficarei postado à porta da mansão dos mortos. Não verei mais ao Senhor na terra dos vivos, nem verei mais ninguém entre os habitantes da terra. Levantam e enrolam a minha morada como tenda de pastores. Como um tecelão, eu tecia a minha vida e me cortaram os fios. Dia e noite foste acabando comigo. Aqueles que Deus protege, vivem; e entre eles, viverá o meu espírito: tu me curaste e me fizeste reviver.» (Is 38,10-12.16.17b)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus passou por uns campos de trigo, num dia de sábado. Seus discípulos ficaram com fome, e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram: «Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!» Jesus perguntou aos fariseus: «Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Como ele entrou na casa de Deus, e eles comeram os pães oferecidos a Deus? Ora, nem para Davi, nem para os que estavam com ele, era permitido comer os pães reservados apenas aos sacerdotes. Ou vocês não leram também, na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado, sem cometer falta? Pois Eu digo a vocês: aqui está quem é maior do que o Templo. Se vocês tivessem compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, vocês não teriam condenado estes homens que não estão em falta. Portanto, o Filho do Homem é senhor do sábado.» (Mt 12,1-8)
Vivendo a Palavra
Em mais uma ‘transgressão’, os discípulos de Jesus violam a Lei do Sábado, bem à vista de todos. O Mestre queria mostrar que não estava preso à letra da Lei, mas vivenciava o seu Espírito. A Lei foi feita para o homem e não o homem para a Lei. Jesus não veio revogar mandamentos ou preceitos, mas vivê-los em plenitude. Lembremos que nas nossas relações existenciais, a misericórdia deve ter prioridade sobre o sacrifício.
Oração Final
Pai querido, que a lição ensinada hoje por teu Filho Unigênito penetre em nossos corações e nos torne misericordiosos com os nossos irmãos e mais cuidadosos com a natureza. Afasta-nos do legalismo árido e nos ajuda a responder com entusiasmo ao grande desafio que nos lançaste: viver no Amor a preciosa Vida que nos ofereces. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.