meu dia em oração
Senhor, ajuda-nos a alcançar a humildade e a simplicidade
Com vários séculos de antecedência, Isaías fala do Reino Messiânico que chegaria, no futuro, com Jesus de Nazaré. A descrição do Messias é de uma realidade impressionante. São palavras que pedem uma releitura atenta e sem pressa, cheia de gratidão pelo dom que recebemos: o Cristo, feito humano como nós em Jesus de Nazaré.
1ª Leitura
Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes. Sobre Ele pousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de conhecimento e temor do Senhor. A sua inspiração estará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só por ouvir. Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos pobres da terra. Ele ferirá o violento com o cetro de sua boca, e matará o ímpio com o sopro de seus lábios. A justiça é a correia de sua cintura, é a fidelidade que lhe aperta os rins. O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará; pastarão juntos o urso e a vaca, e suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá capim como o boi. O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente. Ninguém agirá mal nem provocará destruição em meu Monte Santo, pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor, como as águas enchem o mar. Nesse dia, a raiz de Jessé se erguerá como bandeira para os povos; para ela correrão as nações, e a sua moradia será gloriosa. (Is 11,1-10)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei e a tua justiça ao filho do rei. Que ele governe teu povo com a Justiça, e o Direito. Que ele domine do Grande Rio até os confins da terra. Porque ele liberta o indigente e o pobre. Que seu nome permaneça para sempre, e sua fama dure: que ele seja a bênção para todos os povos, e as raças da terra o proclamem feliz! (Sl 72,1-2.7-8.12-13.17)
Evangelho do dia
Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a Mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» E Jesus voltou-Se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos que veem o que vocês veem. Pois Eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Lc 10,21-24)
Vivendo a Palavra
O Mestre reforça a ideia de que o Reino do Céu é dos simples. Não poucas vezes nós nos esquecemos disto e buscamos aprender e saber muitas coisas, obter títulos acadêmicos e posições de destaque na sociedade. Complicamos a vida, que deve ser simples, pura e despojada, solidária com os irmãos menores e os sofredores.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a ‘descer’ a escada da vida espiritual até alcançarmos o degrau mais baixo, humilde e sublime – a simplicidade. Protege-nos, amado Pai, da ambição de ‘subir’, na ânsia de nos tornarmos perfeitos. Mantém nossa consciência de que somos apenas pobres e mortais humanos e tudo que temos ou somos é dom de teu Amor. Por Jesus, teu Filho que quis se fazer nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.